Lucros do Google sofrem queda de 5%

A teve 16.520 milhões de dólares em receitas no terceiro trimestre, um aumento de cerca de 20% quando comparado com o mesmo período de 2013.

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O Google tem recebido várias queixas de utilizadores nos últimos dias PHILIPPE HUGUEN/AFP

O Google apresentou os resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre do ano. Segundo a empresa, registou lucros no valor de 2,8 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros), menos 5% que o alcançado em período homólogo de 2013, o que fez o preço das acções recuar cerca de 2%.

O Google teve 16.520 milhões de dólares (12.905 milhões de euros) em receitas no período de três meses, que terminou a 30 de Setembro, um aumento de cerca de 20% quando comparado com a receita de 13.750 milhões de dólares (10.741 milhões de euros) no mesmo período de 2013.

Os resultados que eram esperados pelos analistas também não se verificaram quanto às receitas de publicidade. Aqui, o Google registou uma subida de 17%, mas ficou abaixo do conseguido no segundo trimestre deste ano, 26%. Os anúncios publicados nas suas páginas e a o número de cliques nos anúncios, pelos quais o Google é pago pelos anunciantes, são as principais fontes de rendimentos da empresa.

O número total de anúncios, ou cliques que são pagos, subiu 17% no terceiro trimestre, abaixo da taxa de crescimento de 25% no segundo trimestre.

A margem de exploração, que sofre de investimentos do grupo noutras actividades que não a pesquisa e a publicidade online, continuou a recuar, de 23% para os 27% verificados no ano anterior.

A empresa elevou os gastos durante o trimestre, nomeadamente através da contratação de cerca de 3000 funcionários, o que contribuiu para elevar em 46% os custos com pesquisa e desenvolvimento.

Os resultados decepcionaram os investidores em Wall Street e as acções da empresa tiveram uma queda de mais de 2% nas operações realizadas após o fecho dos mercados, para 510,11 dólares (399 euros).

Apesar de alguns recuos, o director financeiro da empresa, Patrick Pichette, considerou que o Google "teve outro grande resultado este trimestre", destacando o crescimento dos "negócios publicitários e emergentes".

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