Os lucros da Amazon diminuíram 73% durante o terceiro trimestre deste ano - por comparação com igual período do ano passado -, depois de a empresa ter investido fortemente no novo tablet, o Kindle Fire.
A empresa teve um resultado líquido cifrado nos 45 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, uma queda de 73% em relação ao mesmo período de 2010.
No final do mês passado a Amazon apresentou novos Kindle abaixo dos 100 dólares, numa estratégia para fazer crescer ainda mais o negócio de livros electrónicos em que tem apostado com sucesso. O modelo mais barato custa agora desde 79 dólares (aparelho com publicidade incluída) e não tem um ecrã sensível ao toque, ao passo que os outros dois custam desde 99 dólares e desde 149 dólares (3G), ambos com ecrãs sensíveis ao toque.
Na mesma ocasião a Amazon apresentou o Kindle Fire e tem um ecrã de sete polegadas a cores e que emite luz (contrariamente aos ecrãs de tinta electrónica dos outros Kindle), estando equipado com o sistema Android, que é a principal plataforma a concorrer com a Apple.
Desde que foram apresentados, estes aparelhos têm sido muito procurados. De acordo com o director-executivo da empresa, Jeff Bezos, “nas três semanas desde o lançamento, as encomendas dos Kindle com tinta electrónica são o dobro das ocorridas nos anteriores lançamentos”. “E com base naquilo que estamos a ver pelas encomendas do Kindle Fire, estamos a criar capacidade e a construir mais milhões do que aqueles que tínhamos planeado”, acrescentou.
Com tantas novidades e com bons indicadores de pré-vendas e encomendas, como pode então a Amazon estar a diminuir os seus lucros? A explicação recai no grande investimento feito nestes novos aparelhos mas também põe a descoberto as pequenas margens de lucro adoptadas pela empresa, que são tradicionalmente mais curtas que as adoptadas por outros gigantes tecnológicos.
Mas esta situação poderá ter os dias contados, segundo alguns analistas. “Os investidores sempre deram carta branca à Amazon para investir e parece que poderão estar à beira de perder a paciência”, avaliou Lawrence Haverty, da empresa Gamco Investors, em declarações à BBC.
“A sua margem operacional é de apenas 4%. A maioria das empresas tecnológicas precisa de uma margem operacional superior a 20%. Eu acho que os investidores se devem estar a questionar se o negócio alguma vez será realmente rentável”, disse Haverty.
Mas Bezos poderá ter uma cartada na manga: perder dinheiro com os leitores electrónicos e o tablet e ganhar muito mais dinheiro com a venda dos conteúdos (livros, filmes e séries) e também de diversos outros objectos físicos em cuja venda online a Amazon se especializou.

Comentários