Larry Page, Eric Schmidt e James Cameron querem explorar asteróides

A ideia é levar os asteróides para a Lua AFP/NASA

A empresa Planetary Rock anunciou um plano para explorar água e metais preciosos em asteróides. O projecto é, por ora, ficção científica, mas tem o investimento do co-fundador e do presidente do Google, Larry Page e Eric Schmidt, e do realizador James Cameron.

A ideia, apresentada nesta quarta-feira, no Museu do Voo, em Washington, é identificar asteróides que contenham minérios que valha a pena explorar, entre os quais ouro e platina. Os asteróides seriam transportados para a Lua, onde se desenrolariam as operações de extracção. Todo o processo seria feito por robôs.

A empresa foi fundada por dois engenheiros aeroespaciais, que já tinham lançado uma empresa de viagens turísticas ao espaço.

A Plantery Rock notou que os minérios que escasseiam na Terra são abundantes no espaço e que a exploração de asteróide pode aumentar significativamente o acesso a estas substâncias. Os fundadores e investidores acreditam que a abundância de materiais será suficiente para compensar os custos elevadíssimos da empreitada.

Para além do valor comercial destes metais (que, em princípio, cairia se a Terra fosse inundada com uma abundância de oferta), a empresa frisou que estes também são usados para o fabrico de vários componentes electrónicos e que a maior disponibilidade poderá trazer avanços tecnológicos.

Para além de Page, Schmidt e Cameron (que recentemente explorou as profundezas do oceano e é um dos conselheiros da Planetary Rock), a empresa conta com o apoio de um antigo director de tecnologia da Microsoft, de um veterano da NASA e de vários académicos.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues