Lâmpadas LED fazem transferência de dados a grande velocidade

Através da tecnologia Li-Fi, é possível o envio de dados utilizando a comunicação com luz visível com recurso a lâmpadas LED inteligentes.

Foto
Velmenni

E se uma lâmpada fosse mais rápida a fazer transferência de dados do que o sistema de comunicação por wireless? A startup Velmenni, com sede na Estónia, diz que é possível e apresenta lâmpadas LED inteligentes que transferem dados através de ondas de luz e não por radiofrequência, o método tradicional.

Através da tecnologia Li-Fi, similar à que suporta o wi-fi, é possível o envio de dados a grande velocidade utilizando a comunicação com luz visível com recurso a lâmpadas LED. Criada pelo físico alemão Harald Haas, professor da Universidade de Edimburgo, a Li-Fi funciona com a transmissão de dados por via de feixes de luz emitidos por uma lâmpada LED, enviados para um painel solar ligado a um computador que funciona como um receptor. Como a Li-Fi utiliza a luz disponível no ambiente, não é necessário desactivar o wi-fi nos aparelhos, explicou recentemente Harald Haas durante um dos eventos das conferências TED.

A Li-Fi apresenta várias vantagens sobre o tradicional wireless. A tecnologia permite uma maior segurança em redes locais dado que a luz não pode passar através das paredes, o que também significa que há menos interferência entre dispositivos e vinda do exterior. Mas é a velocidade que a Li-Fi oferece que se destaca quando comparada ao wi-fi.

Através desta tecnologia é possível aceder à Internet de uma forma 100 vezes mais rápida que o wi-fi, a uma velocidade que pode transmitir 1 gigabit de dados por segundo. Testes realizados em ambientes reais, como um escritório ou um espaço industrial, mostraram que em alguns casos essa velocidade chegou a 224 gigabits de dados por segundo. Por exemplo, perante esta velocidade, um filme em HD pode ser descarregado em apenas alguns segundos.

“Estamos a realizar alguns projectos-piloto em várias indústrias onde podemos utilizar a tecnologia de comunicação com luz visível”, adiantou ao site IBTimes UK o presidente-executivo da Velmenni, Deepak Solanki.

Solanki admite que a tecnologia Li-Fi não substitui na íntegra o wi-fi, mas podem ser utilizadas em paralelo para criar redes mais eficientes. A startup espera que a tecnologia chegue aos consumidores dentro de três ou quatro anos, permitindo a que acedam à Internet através das lâmpadas inteligentes.

Até lá, Solanki explica que é necessário adaptar a infraestrutura que suporta a tecnologia à existente. “É muito difícil criar toda uma nova infraestrutura para a Li-Fi, por isso, de alguma maneira, precisamos de integrar o nosso sistema ao sistema actual”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários