Kim Dotcom está falido apesar do multimilionário Mega

Alemão a residir na Nova Zelândia diz que gastou fortuna na sua defesa de acusações de pirataria informática.

Foto
Nigel Marple/Reuters

Nunca foi confirmado o valor da fortuna que Kim Schmitz, ou melhor Kim Dotcom, fez com o seu polémico site de partilhas Megaupload. A justiça norte-americana diz que o alemão terá conseguido arrecadar, enquanto o site esteve activo, mais de 126 milhões de euros. Anos depois do Megaupload e de todos os problemas legais que o site criou a Kim Dotcom, este veio declarar publicamente a sua falência. Tudo porque gastou mais de 10 milhões de dólares em custas judiciais.

Kim Dotcom sempre foi conhecido pela excentricidade e pelos seus casos com a justiça. Nos anos 1990 foi condenado a uma pena de prisão suspensa por fraudes informáticas. Depois foi detido em 2012 na sua casa perto de Auckland, na Nova Zelândia, devido ao Megaupload, uma página de partilha acusado de partilhar ficheiros sem a autorização dos seus autores que chegou a ser usada por cerca de 180 milhões de pessoas. Pelo meio, há ainda por resolver um pedido de extradição feito em 2012 pelos Estados Unidos, para que seja julgado por pirataria informática.

Um ano depois do encerramento do Megaupload, Dotcom lançou o Mega, "um serviço de armazenamento privado de última geração", como o apresentou em Janeiro do ano passado. Segundo o próprio, o Mega ter-se-á unido a uma empresa listada na bolsa da Nova Zelândia, estando avaliado em 210 milhões de dólares.

Nos últimos anos tornou-se um activista de defesa das liberdades online e decidiu este ano participar na criação de um partido político, o Partido Internet, para concorrer às eleições legislativas que se realizaram em Setembro na Nova Zelândia.

Durante a conferência unBound Digital, que decorreu em Londres, e na qual participou através do Skype, Dotcom, 40 anos, afirmou que a sua batalha com a justiça de mais de três anos o levou à falência. “A minha equipa de defesa demitiu-se depois de ter ficado sem dinheiro. Gastei 10 milhões de dólares para me defender. A defesa secou-me todos os meus recursos”, confessou, citado pelo Business Insider.

Dotcom afirmou que apesar do Mega estar avaliado em 210 milhões de dólares, como não é accionista na empresa não tem acesso ao dinheiro, já que a o Mega pertence à mulher, de quem se separou há pouco tempo.

O alemão disse que a participação no unBound Digital pode vir a ser a última aparição pública. Alega que governo neozelandês poderá vir a usar a sua situação financeira para revogar a sua fiança que é analisada numa audiência na próxima quinta-feira.

Segundo o New Zeland Herald, Dotcom vive actualmente sozinho na sua gigantesca mansão e que tem evitado aparecer em público. "Disseram que sou um homem solitário, sozinho na minha mansão, mas os meus filhos vivem comigo. Brinco com eles todos os dias. Sou um homem feliz por causa de meus filhos. Se eles não estivessem por perto, seria muito mais complicado", desabafou durante a conferência.

Dotcom arrisca regressar à prisão se não tiver dinheiro para pagar uma fiança que o impede de ficar atrás das grades. "Se voltar para a cadeia, enviem-me cartões, postais com fotos de gatos".

Sugerir correcção
Comentar