Jornalista condenado por ajudar Anonymous a alterar artigo do LA Times

Caso remonta a 2010, quando Matthew Keys entregou passwords de acesso ao sistema de publicação de artigos no site do jornal norte-americano.

Foto
O grupo Sudoh4kers é parte integrante dos Anonymous Portugal Paulo Pimenta

O jornalista norte-americano Matthew Keys, 28 anos, foi considerado culpado de ajudar o grupo Anonymous a alterar a página online do Los Angeles Times, ao entregar a um dos hackers a password de acesso aos sistemas informáticos da Tribune Co, a empresa-mãe do jornal.

A sentença só deverá ser proferida em Janeiro próximo mas, segundo um porta-voz do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, citado pela Reuters, Keys deverá ser condenado a menos de cinco anos de prisão.

O advogado que representa o jornalista já indicou que irá recorrer do veredicto proferido num tribunal californiano, onde um júri considerou Keys culpado dos três crimes de que era acusado: conspiração para provocar danos num computador protegido, transmissão de códigos maliciosos e tentativa de transmissão de códigos maliciosos.

O jornalista foi indiciado em 2012 pelos três crimes depois de ter sido acusado pela Tribune Co de ter entregue dados informáticos do LA Times a hackers dos Anonymous. O caso começa dois anos antes, quando Keys foi despedido da estação de televisão Fox 40 KTXL, do grupo Tribune Co, após uma discussão com o seu editor. Depois da saída da estação, Keys começou a trabalhar na Reuters como editor de media, cargo que abandonou em 2012 quando foi indiciado pelos crimes pelos quais foi agora condenado, adianta a BBC.

No julgamento, a acusação considerou que o jornalista actuou por vingança. Sob o pseudónimo AESCracked, Keys partilhou pormenores sobre o acesso ao LA Times e à base onde os jornalistas publicavam os seus artigos para aparecerem no site do jornal. Com esta informação, um membro dos Anonymous identificado apenas como Sharpie acabou por editar uma peça que estava publicada no site.

O título de um texto foi alterado para "Pressure builds in House to elect CHIPPY 1337", nome de código de um hacker, e o primeiro parágrafo do mesmo artigo para "reluctant House Democrats told to SUCK IT UP". As alterações permanceram visíveis durante cerca de meia hora.

Segundo a empresa Tribune Co, o incidente provocou prejuízos na ordem dos 5000 mil dólares, valor pago para reverter informaticamente a situação.

"O simples facto de terem iniciado este caso contra um jornalista, cujo único crime foi ter cometido um acto de jornalismo vai além de qualquer crença e expectativa", afirmou Keys depois de ouvir o veredicto. "Uma e outra vez, este Departamento de Justiça teve como alvo jornalistas e as suas fontes para fazer avançar as suas próprias investigações e agendas", acusou ainda.

Sugerir correcção
Comentar