Já se pode tirar senhas no telemóvel para a Loja do Cidadão

App Mapa do Cidadão permite ainda seguir à distância a forma como está a decorrer o atendimento num determinado serviço.

Foto
DR

A aplicação móvel (app) Mapa do Cidadão permite a partir de agora tirar senhas electrónicas para os serviços disponíveis nas 35 Lojas do Cidadão, através do smartphone ou tablet.

A app, lançada em Junho pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), indica onde está localizada a loja mais próxima para tirar o cartão de cidadão ou quantas pessoas aguardam para ser atendidas num dos balcões dos vários serviços. O utilizador pode ainda visualizar todos os locais de atendimento da Administração Pública, incluindo hospitais, esquadras, repartições de Finanças, da segurança social, Lojas e Espaços do Cidadão para além de outras localizações onde a Administração Pública se encontre presente e o horário de atendimento.

Disponível de forma gratuita para iOS, Android e Windows, a app permite ao utilizador fazer pesquisas mas com a possibilidade de interagir, em tempo real, com o sistema de atendimento usado nas Lojas do Cidadão e nos Espaços do Cidadão. Por exemplo, o utilizador pode saber quantas pessoas estão à espera de serem atendidas num determinado balcão, que senha está a ser chamada naquele instante e quanto tempo esperou a última pessoa a ser atendida.

A última actualização da app permite agora tirar uma senha e controlar o atendimento à distância de um determinado serviço através de um dispositivo móvel, sem que o utilizador tenha que se dirigir a um dos balcões.

Recorde-se que em Junho, o então ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional Miguel Poiares Maduro afirmava que "é a administração pública que tem de se organizar em função do cidadão e não o cidadão que tem de se organizar em função da forma como a administração pública está estruturada e existe".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários