Instituto Superior Técnico disponibiliza Google Glass a pessoas e empresas com ideias para aplicações

Os óculos ainda não estão em fase de comercialização.

Foto
Os Glass, a serem usados por um funcionário do Google BENOIT DOPPAGNE/AFP

O Instituto Superior Técnico, em Lisboa, apresentou nesta sexta-feira um programa para permitir o acesso a um Google Glass, os óculos de realidade aumentada desenvolvidos pelo Google, a estudantes, investigadores e empresas que tenham uma ideia para desenvolver uma aplicação.

Os óculos estão equipados com um pequeno projectos e um ecrã, que permitem sobrepor imagens digitais àquilo que o utilizador estiver a ver.

O potencial do aparelho, considerou ao PÚBLICO João Paulo Costeira, professor no Técnico, não está no equipamento, mas na infra-estrutura e no ecossistema de serviços do Google a que os óculos estão ligados. Costeira disse não saber que tipo de projectos poderão surgir, mas adiantou que poderá ser dado apoio técnico a quem tenha uma ideia, mas não tenha o conhecimento ou os meios para a desenvolver. “Estamos à espera de ser surpreendidos”, acrescentou.

Os Google Glass ainda não estão em fase de comercialização e as unidades foram atribuídas a pessoas seleccionadas pela empresa. A unidade no Instituto Superior Técnico foi entregue a um estudante que está a fazer um doutoramento no Técnico e na Universidade de Carnegie Mellon, nos EUA, ao abrigo de uma parceria entre as duas instituições.
 

Sugerir correcção
Comentar