IKI Mobile escolhe Coruche para localização de futura fábrica de telemóveis

Foto
Os telemóveis permitem hoje uma ligação constante às redes sociais NICOLAS ASFOURI/AFP

A IKI Mobile escolheu Coruche, Santarém, para a localização de uma fábrica de telemóveis em Portugal, disse o presidente executivo da marca portuguesa de telefones móveis, Tito Cardoso, nesta sexta-feira.

Há um mês, altura do lançamento da marca de telemóveis em Portugal, Tito Cardoso tinha avançado a intenção de ter uma fábrica próxima de Lisboa até 2018. "A localização é Coruche", disse, adiantando que a futura construção de uma unidade de produção de telemóveis será numa área de 25.000 metros quadrados.

Actualmente, os telemóveis e smartphones [telemóveis inteligentes] da IKI Mobile são fabricados na China. "Coruche fica perto do aeroporto [de Lisboa] e também tem acesso à autoestrada", permitindo exportar os produtos para dentro e fora da Europa, explicou Tito Cardoso.

Além disso, a escolha prende-se também com uma "intenção ecológica", uma vez que a IKI Mobile quer introduzir a cortiça na produção de capas e outros acessórios para telemóveis. "Queremos trabalhar com a capital da cortiça."

Para o projecto da unidade fabril em Coruche, a IKI Mobile irá candidatar-se aos fundos europeus do Portugal 2020. Além disso, Tito Cardoso adiantou o Paraguai e a Turquia manifestaram interesse em que a empresa portuguesa tenha uma unidade fabril nos seus países. Para isso terá de fazer parcerias, informa. No caso da Turquia, referiu, o objectivo seria construir uma unidade de montagem de telemóveis. "Vamos analisar, são parcerias a ser estudadas, não entramos sozinhos", afirmou.

No primeiro mês do arranque da comercialização de telemóveis e acessórios, actualmente à venda apenas no site da marca, Tito Cardoso fez um balanço "positivo". No mercado português "não estamos abaixo nem acima das expectativas", disse, apontando que os mercados internacionais têm reagido de forma positiva aos produtos da IKI Mobile.

Angola, Líbano, Uganda, Costa do Marfim ou a Turquia são mercados que têm comprado produtos da marca e o Irão e a Síria têm manifestado interesse, de acordo com o responsável. Entretanto, a empresa vai entrar em breve no mercado do retalho em Portugal através de uma parceria com um distribuidor português.

Sugerir correcção
Comentar