Hemingwrite é uma máquina de escrever digital à prova de distracções

“O que o Kindle fez pela leitura, queremos fazer para a escrita”, afirmam os dois norte-americanos que criaram o aparelho.

Fotogaleria
Hemingwrite
Fotogaleria
Hemingwrite
Fotogaleria
Hemingwrite

Aqui não há Facebook, Twitter, email ou notificações. O objectivo é a dedicação total à escrita. Para isso nada melhor do que uma máquina de escrever, dizem os criadores da Hemingwrite, um aparelho para bater nas teclas e sair texto em formato digital, sem preocupações com a falta de papel ou fita de tinta.

“E se conseguíssemos criar um aparelho tão simples, tão robusto, que poderia durar décadas?”. Foi a partir desta pergunta que Patrick Paul e Adam Leeb começaram a idealizar uma máquina de escrever digital, que “combina a simplicidade de um processador de texto dos anos 90 com a mais recente tecnologia”.

O consumidor alvo da Hemingwrite são novos ou já firmados escritores que não querem ser interrompidos com o excesso de informação que existe sempre que se liga um computador ou tablet, seja através da tentação de aceder à redes sociais ou dos emails que acabaram de chegar.

Os criadores da máquina de escrever digital, ainda em fase de protótipo, fazem questão de sublinhar as limitações que o produto impõe: “a conectividade através de rede wi-fi foi incluída para sincronizar com a nuvem, mas sem um browser ou email não haverá jogos dos Angry Birds ou verificações de email”. “A Hemingwrite foi desenhada apenas para uma e única coisa: pôr palavras numa página”, reforçam, com Patrick Paul a ser ainda mais conciso: “O que o Kindle fez pela leitura, queremos fazer para a escrita”.

Ao olhar para a Hemingwrite, simplicidade e look retro são as primeiras observações possíveis. O teclado tem um aspecto semelhante ao de um computador, o que foi intencional, segundo Patrick Paul e Adam Leeb; há um botão vermelho para ligar a máquina, dois outros com algumas opções de escolha e um pequeno ecrã de seis polegadas onde surge o texto que é escrito e um outro ainda menor que indica a data e hora, o nível de bateria e a acessibilidade a uma rede sem fios.

A máquina de escrever pesa cerca de 1800 gramas, tem capacidade para armazenar um milhão de páginas e pode ser sincronizada com aplicações na nuvem como o Evernote ou o Google Docs.

A Hemingwrite é um dos 20 novos produtos de hardware que estarão em competição no evento Engadget.com Insert Coin, em Nova Iorque, que premeia as melhores invenções electrónicas do mundo. Ainda não está à venda, mas a dupla de criadores de Detroit espera que a participação no evento aumente as atenções no produto e este chegue ao mercado.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários