Hackers levam Sony Pictures a encerrar sistema informático

Funcionários da empresa sem acesso a computadores, e-mails ou telefones.

Foto
Pawel Kopczynski/Reuters

A Sony Pictures foi alvo de um ataque informático que levou a empresa a fazer um encerramento forçado de todo o seu sistema informático, depois de ter sido ameaçada com a divulgação de informação confidencial caso não houvesse resposta a exigências feitas por um grupo de hackers.

Na segunda-feira, os funcionários dos escritórios da Sony Pictures tentaram ligar os seus computadores mas sempre que o faziam depararam-se com uma imagem de um esqueleto, acompanhada por moradas de URL e uma mensagem com uma ameaça de um grupo de hackers que se apresenta como #GOP, ou Guardians of Peace.

Após surgir a imagem, os computadores da empresa ficaram inoperacionais. Também várias contas no Twitter associadas à Sony Pictures foram alvo de um ataque, com tweets com conteúdo semelhante à mensagem recebida pelos funcionários a serem publicados à revelia da empresa. Estas contas foram entretanto recuperadas e estão agora sob o controlo da companhia.

O grupo que reclama a autoria do ataque terá conseguido aceder a dados confidenciais da empresa, muitos deles em formato zip e partilhados nos URL indicados na mensagem de ameaça. Os hackers afirmam que irão tornar esses dados públicos muito em breve, caso a Sony Pictures não responda às suas exigências, que não são especificadas.

Segundo o site The Verge, os funcionários da empresa não conseguiam esta terça-feira utilizar os seus computadores, enviar e-mails ou atender chamadas telefónicas. O site Deadline falou com trabalhadores que admitiram estar “completamente paralisados” nos escritórios da empresa.

A Sony não foi esclarecedora no único comunicado que divulgou sobre o assunto. “Estamos a investigar um caso de IT”, indicou a empresa. Aos funcionários foi dito que o sistema informático tinha sido desligado “por precaução” e que a resolução da situação poderia levar entre um dia a três semanas, indica, por sua vez, a BBC.

De acordo com a empresa de análise AT Kearney, empresas de topo como a Sony podem ser alvo de ataques informáticos a um nível diário. Um relatório da empresa revela que, pelo menos, 25% de todas as grandes empresas já sofreram perdas financeiras elevadas devido a ciberataques.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários