Há um novo recorde no cubo mágico, mas não bate o do CubeStormer 3

Collin Burns bateu o recorde mundial de resolução do cubo de Rubik. Mas não consegue chegar aos 3,25 segundos do robô britânico.

Americano bateu recorde a resolver o cubo mágico

Há um novo recorde mundial na resolução do cubo de Rubik, o icónico cubo mágico. Collin Burns, um adolescente norte-americano, conseguiu a proeza em 5,25 segundos e prepara-se para entrar para a lista oficial dos mais rápidos do mundo, que desde 2013 era liderada pelo holandês Mats Valk (5,55 segundos). Mas as mãos humanas continuam a não ser as mais rápidas a resolver o Rubik.

Último sábado, liceu Central Bucks West High School, em Doylestown, Pensilvânia. Um grupo de “cromos” do cubo mágico está reunido para a final de uma competição do cubo de Rubik. Collin Burns está sentado a uma mesa à espera do ok para avançar com mais uma prova. O relógio está pronto a registar o seu tempo. O rapaz olha durante alguns segundos para o cubo, analisa-o com atenção, e o que se segue é impressionante.

Os dedos de Burns movem-se a uma velocidade estonteante e em 5,25 segundos o cubo é resolvido, menos 0,3 segundos que o recorde do holandês Valk. O feito já chegou aos olhos da direcção da World Cube Association (WCA), associação norte-americana que acompanha todas as competições oficiais no mundo que envolvam o cubo de Rubik, através do vídeo que regista o recorde de Burns.

Um representante da associação confirmou ao Mashable que Burns detém o novo recorde. “Apesar de este resultado ainda não estar na base de dados da WCA, podemos confirmar que este é o novo recorde mundial oficial da WCA.” “Segundo sabemos, o feito foi conseguido numa competição oficial, onde todas as regras foram seguidas”, indicou ainda mesmo responsável. Esta segunda-feira, o nome do jovem norte-americano ainda não estava na lista que contabiliza os 100 melhores tempos na resolução do cubo mágico.

Burns pode deter o título mundial entre humanos mas, na realidade, o seu tempo recorde está atrás do conseguido pelo robô CubeStormer 3, dois segundos mais rápido (3,25 segundos). Há cerca de um ano, numa competição em Birmingham, Inglaterra, o robô construído pela dupla de engenheiros britânicos Mike Dobson e David Gilday a partir de kits robóticos programáveis LEGO Mindstorm, e controlado por uma aplicação para Android através de um Samsung Galaxy S4, entrou para a história.

O CubeStormer 3 bateu o recorde do seu antecessor, o CubeStormer 2, que em 2011 tinha conseguido resolver o cubo de Rubik em 5,35 segundos. “Agora, o nosso grande desafio é descobrir se é possível torná-lo [robô] ainda mais rápido”, afirmou David Gilday, citado pelo The Verge, no ano passado.

Sugerir correcção
Comentar