"Gostar", "culpar" e "mentira" foram as palavras mais repetidas nos tweets com menções a Sócrates

Com base numa recolha de mensagens de utilizadores portugueses do Twitter, foi criada a lista com as palavras mais repetidas antes e depois da entrevista de José Sócrates, na RTP.

Foto

À hora do início da entrevista do ex-primeiro-ministro (21 horas), atingia-se o top das mensagens partilhadas no Twitter por utilizadores portugueses: foram 3685 tweets. Durante as duas horas seguintes seriam 6785 as mensagens em que José Sócrates foi mencionado.

Ao olhar para o conteúdo dos tweets desde as 12 horas de quarta-feira e as 12 horas desta quinta-feira, conclui-se que as três palavras mais repetidas foram "gostar", "culpar" e "mentira", quase logo seguidas pelas palavras "embuste", "verdade" e "erro". É possível ver ainda, com base em alguns exemplos de tweets, como foram usadas essas palavras. 

"O Sócrates gosta muito de narrativas" ou "O Sócrates gosta muito de usar gravatas daquela cor" destacavam-se entre exemplos da utilização da palavra mais repetida nos tweets: "gostar". Ou então, utilizando a palavra "mentira" (mencionada 149 vezes), lia-se: "Perguntas a Sócrates: qual o seu top3 das mentiras de Passos durante a última campanha?". 

"Bonito", "sábio", "aplaudir", "vender-se" ou "politiquice" são outras das 50 palavras mais repetidas, segundo os dados recolhidos pela equipa de um projecto de investigação em jornalismo computacional (REACTION), apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do qual o PÚBLICO é parceiro. A equipa é composta por investigadores da Universidade Técnica de Lisboa (INESC-ID), Universidade do Porto (FEUP e LIACC), Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), Labs Sapo e PÚBLICO.

As 50 palavras foram representadas através de bolhas, com tamanhos diferentes, consoante o número de vezes que as palavras foram mencionadas. Após a recolha das palavras, foi aplicado um léxico de sentimento, desenvolvido pelo mesmo projecto. Esse léxico classifica as palavras como positivas e negativas.

Assim, ao passar o rato sobre cada uma das bolhas, a cor muda (para verde, se estiver classificada como positiva; para vermelha, se estiver classificada como negativa). Contudo, não estão classificadas de acordo com o contexto em que foram utilizadas nos tweets.

Entre o top das 50 palavras, foi retirada uma que o PÚBLICO considerou ser um insulto impublicável e que era mencionada menos de 20 vezes. Outras, como "chorar", "inadmissível", "estrela", "desligado", "merda" ou "democracia", estão entre as mais repetidas no Twitter. A equipa do projecto REACTION monitorizou 95 mil utilizadores portugueses, dos quais registou um total de 9532 tweets a mencionar Sócrates durante o período de 24 horas analisado. 

 
 
 
 

 

Sugerir correcção
Comentar