Google vai adaptar alguns dos seus serviços às crianças

Empresa não avança que serviços vão ter versões infantis, nem quando serão lançados, mas quer garantir que as crianças se divirtam em segurança.

Foto
Manuel Roberto

O Google está a preparar-se para adaptar alguns dos seus serviços às crianças abaixo dos 12 anos. Apesar de não revelar que produtos da empresa terão versões infantis e quando irão ser lançadas, a empresa deverá trabalhar sobre serviços como o Youtube e o Chrome e adequá-los à realidade dos mais pequenos.

Numa entrevista ao jornal norte-americano USA Today, a vice-presidente de engenharia do Google responsável pela nova iniciativa, Pavni Diwanji, diz que a empresa está motivada em alterar os seus produtos para que sejam “divertidos e seguros para as crianças”.

Diwanji admite que o projecto pode ser considerado “controverso” mas sustenta que, “a verdade é que as crianças já têm a tecnologia nas suas escolas e casas”.

"Assim, a melhor abordagem é simplesmente fazer com que a tecnologia seja utilizada de uma maneira melhor", continua a responsável, mãe de duas meninas, de oito e 13 anos.

O projecto surge no seguimento de eventos como o Maker Camp, a competição Doodle 4 Google e agora a iniciativa Made with Code, que arranca na segunda-feira a nível mundial e que pretende pôr crianças a aprender e a fazer programação informática. No caso dos Estados Unidos, está previsto que as árvores de Natal da Casa Branca, em Washington, sejam iluminadas através de programação criada por crianças.

Outra das preocupações do Google, além do divertimento e da segurança dos mais os pequenos é que os pais tenham ferramentas para controlar a actividade online dos filhos. "Queremos ser cuidadosos no que fazemos, dando aos pais as ferramentas certas para supervisionarem o uso dos nossos produtos pelos seus filhos", diz Diwanji.

O Google pretende ainda, além da segurança online das crianças, “ajudá-las a que, mais que puros consumidores de tecnologia, sejam criadores”.

A empresa tem há algum tempo nas suas instalações-sede em Mountain View, na Califórnia, uma sala chamada Kids Studio, onde os filhos dos funcionários são convidados e encorajados a opinar e a fazer sugestões sobre projectos que ainda estão numa fase protótipo.

"Este é talvez um dos meus maiores desafios", assume Pavni Diwanji ao USA Today. "Queremos estabelecer as fundações certas e depois certificarmo-nos que cada parte do Google é óptima para as crianças. Elas são o futuro, então porque não dar-lhes as ferramentas para deixá-los criá-lo?"

Sugerir correcção
Comentar