Google lança produtos para uma sala de estar mais inteligente

Empresa apresentou novos Chromecast, dois telemóveis e um tablet.

Foto
Mario Queiroz, vice-presidente para a gestão de produto, a apresentar o novo Chromecast Justin Sullivan/Getty Images/AFP

O Google continua a competir pelo controlo da sala de estar, uma corrida onde a Apple também participa.

Nesta terça-feira, a empresa apresentou uma nova versão do Chromecast, um aparelho que permite ver na televisão conteúdo da Internet ou transmitido a partir de um outro equipamento, como um telemóvel ou computador.

Essencialmente, o Chromecast permite transformar qualquer televisão onde possa ser ligado numa televisão inteligente, capaz de usar aplicações como o YouTube e o Netflix.

A par disto, anunciou também um novo aparelho, chamado Chromecast Audio, concebido para ser ligado a colunas e tocar música a partir de um tablet ou telemóvel, permitindo que sejam usados serviços como o Spotify e o Google Play Music. Para além de outros aparelhos do género no mercado, é também possível usar colunas através de uma ligação por Bluetooth, embora esta tecnologia implique limitações na distância entre os aparelhos e nem sempre consiga garantir uma boa qualidade de som.

Cada um dos aparelhos custa 39 euros.

O Google revelou também do Pixel C, “o primeiro tablet Android integralmente desenvolvido do princípio ao fim pelo Google”. O aparelho pode ser acoplado a um teclado físico, sobre o qual o ecrã desliza, podendo ser colocado em vários graus de inclinação. O conceito não é muito diferente dos tablets Surface, da Microsoft, e do recente iPad Pro, que são concebidos para quem quer também executar tarefas profissionais e que podem ser usados com um teclado que é também uma capa.

O Pixel C usa o sistema operativo Android – também usado há muito nos tablets de vários fabricantes –, em vez do Chrome OS, o sistema que equipa os computadores portáteis do Google.

A empresa revelou ainda dois novos telemóveis da linha Nexus, um com melhores especificações técnicas. O Nexus 6P, fabricado pela Huawei, tem um ecrã de 5,7 polegadas e é o primeiro desta linha com uma estrutura inteiramente em alumínio. A parte de trás tem um leitor de impressões digitais. A câmara tem 12,3 megapixeis.

O Nexus 5X, com um ecrã de 5,2% e a mesma câmara, foi fabricado pela LG.

Sugerir correcção
Comentar