Google lança colher que diminui efeitos de tremores nas mãos

Através de um cabo estabilizador, pessoas que sofram de doenças como Parkinson conseguem ter os efeitos dos seus tremores diminuídos em 70%.

Foto
Liftware

O Google tem apostado nos últimos anos em vários produtos tecnológicos. Um dos seus mais recentes é o sistema Liftware, que funciona como o cabo de uma colher criada para estabilizar tremores intensos nas mãos de pessoas que sofrem de doenças como Parkinson.

O sistema Liftware criado pela Lift Labs, adquirida recentemente pelo Google, funciona na base da colher. Equipado com vários sensores, a base consegue detectar tremores nas mãos, actuando de imediato para estabilizar o movimento da colher no sentido contrário ao do tremor, através de pequenos motores internos.

“A colher consegue discernir o movimento do tremor das mãos de outros tipos de movimento, permitindo-lhe responder apenas ao tremor, preservando o movimento que o utilizador pretende fazer”, explica a empresa, que anuncia ainda que o sistema diminui até 70% os efeitos de tremores.

O fundador da Lift Labs, Anupam Pathak, que agora trabalha nos laboratórios de investigação do Google, de onde têm saído projectos de novas tecnologias para melhorar os cuidados de saúde, como um comprimido que pode detectar o cancro no organismo, explica como funciona a colher. "Se eu tenho um tremor e me mover para a direita, isso vai mover fisicamente a colher para a esquerda para ajudar a estabilizar esse movimento e permitir que se coma sem entornar a comida."

Além da colher, o Liftware pode ser acoplado a um garfo, uma faca ou uma chave. Apenas a extremidade colher e garfo estão a ser comercializadas, por 19,95 dólares (16 euros). A colher pode ser facilmente transportada pelo utilizador para usar, por exemplo, em restaurantes ou sempre que a refeição seja feita fora de casa. Tem uma bateria recarregável.

A aquisição da Lift Labs pelo Google pode ser parcialmente explicada com o facto de a mãe de um dos co-fundadores da empresa, Sergey Brin, sofrer da doença de Parkinson. O próprio Brin tornou público que tem uma mutação genética que eleva os riscos de vir a sofrer de Parkinson, tendo doado mais de 50 milhões de dólares (40 milhões de euros) para a investigação de uma cura para a doença.

A Liftware está à venda no site da Lift Labs por 295 dólares (237 euros).

Sugerir correcção
Comentar