Google encerra o serviço One Pass

O gigante tecnológico Google abandonou o seu projecto One Pass, o serviço que oferecia aos editores de imprensa um sistema para venderem os seus conteúdos através da Internet, informou a empresa americana no seu blogue oficial.

“O One Pass, a nossa plataforma de pagamento para os editores que publicam notícias online, foi encerrado. Estamos a trabalhar com os sócios actuais para assegurar a transição para outras plataformas”, indica a nota.

Sem fornecer mais explicações acerca das razões deste encerramento, o comunicado dá ainda conta que o Google está igualmente a trabalhar com os editores para “desenvolver novas ferramentas” através das quais possam vender os seus conteúdos.

Este projecto durou pouco mais de um ano. O One Pass foi lançado em Fevereiro de 2011 e tinha como objectivo competir com a Apple, que cobra uma taxa mais elevada pela subscrição de artigos e outros conteúdos editoriais.

O One Pass pretendia oferecer mais flexibilidade do que o sistema da Apple, ao permitir optar por sistemas de assinatura, por um modelo misto (em que alguns conteúdos eram pagos e outros gratuitos) ou por micro-pagamentos, para a compra de conteúdos isolados (como um único artigo). Permitia ainda recorrer a sistemas de descontos (por exemplo, para quem já fosse assinante das edições impressas).

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues