Google e Microsoft com mais lucros, vendas da Nokia em queda

As três tecnológicas apresentaram os resultados trimestrais. O Google viu os lucros aumentar, embora o preço da publicidade esteja a cair. As vendas do Windows estagnaram, mas a Microsoft conseguiu fazer mais dinheiro. E a Nokia está a vender menos, mas estancou parte das perdas.

O Google teve mais lucros, apesar da descida do preço da publicidade Mike Blake/Reuters

O Google apresentou lucros de 3350 milhões de dólares (cerca de 2600 milhões de euros) nos três primeiros meses deste ano, um crescimento de 16% face ao mesmo período do ano passado. As receitas subiram 31%, para quase 14 mil milhões de dólares.

Os resultados surgem apesar de o preço por clique nos anúncios do Google – que são a grande fonte de receitas para a empresa – ter caído 4%. É o sexto trimestre consecutivo em que este valor está em queda.

Já a Microsoft viu as receitas subirem 18% para os 20.500 milhões de dólares e os lucros subirem 5% para os 6700 milhões, já tendo em conta uma pesada multa imposta pela Comissão Europeia que custou à multinacional 733 milhões de dólares.

Num trimestre em que a venda de computadores pessoais afundou 14%, de acordo com dados da IDC, os números mostram que as receitas do negócio do Windows (quando descontadas as receitas de uma actualização disponibilizada no ano passado, mas cujos resultados só foram agora contabilizados) foram praticamente as mesmas do primeiro trimestre de 2012, embora neste ano a Microsoft tenha o recente Windows 8 no mercado.

A Nokia, por seu lado, conseguiu estancar parte dos prejuízos, que totalizaram 272 milhões de euros nos primeiros três meses, face a perdas de 928 milhões primeiro trimestre de 2012.

As receitas de vendas caíram 20%, para os 5850 milhões de euros, embora a Nokia tenha referido que as vendas de smartphones da linha Lumia (equipados com o sistema Windows Phone) tenha crescido 27% em termos de unidades vendidas. 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues