Google e Facebook lideram receitas de publicidade em aparelhos móveis

Em 2013, os ganhos publicitários em telemóveis ou tablets aumentaram 105%.

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A expansão do mercado publicitário em aparelhos móveis está a abrandar Mike Segar/Reuters

O mercado dos anúncios pagos em telemóveis ou tablets duplicou o seu valor no ano passado para 17.960 milhões de dólares e é esperado que continue a crescer durante 2014, indica um estudo da empresa de análise eMarketer. O Google e o Facebook dominam o mercado. As duas empresas juntas reuniram mais de dois terços das receitas em publicidade registadas em 2013.

Segundo a eMarketer, durante o ano passado, os ganhos publicitários em aparelhos móveis aumentaram 105%. No entanto, este valor representa um abrandamento na taxa de crescimento anual deste mercado, o que deverá continuar a acontecer pelo menos até 2018, de acordo com as estimativas da empresa.

Em 2014, esse crescimento deverá ficar-se pelos 75,1%. No final deste ano, o mercado das receitas publicitárias em aparelho móveis deverá valer um total de 31.450 milhões de dólares. A empresa prevê que, em 2015, este valor cresça 45,8%. A expansão do mercado será ainda menor dentro de dois anos, quado o crescimento deverá ser de 33,9%.

Neste mercado, o Google surge no lugar de topo. O estudo indica que o motor de busca domina o mercado da publicidade online a nível mundial, tendo ficado com 49,3% das receitas geradas em 2013, menos do que em 2012 (52,6%). Para este ano, a eMarketer ano prevê uma nova queda (46,8%).

A diminuição poderá explicar-se com o aumento da publicidade no Facebook. Apesar de no ano passado ter arrecadado 17,5% do total das receitas publicitárias mundiais – o que significa um aumento do seu peso no mercado para mais do triplo em relação a 2012 (5,4%) –, este ano a eMarketer estima que rede social chegue aos 21,7%.

Ainda de acordo com os dados da empresa de análise, este ano, no mercado das receitas publicitárias em aparelhos móveis o Twitter ocupa o terceiro lugar, mas longe dos valores do Google e do Facebook. Em 2013, o Twitter detinha 2,4% das receitas globais, devendo conseguir um ligeiro aumento da quota este ano para 2,6%.

Segue-se o serviço de streaming Pandora, com 2,1% da fatia do mercado em 2013, mais do que o esperado para este ano, 1,7%.

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