Google apresenta novos Nexus e o sistema Android Lollipop

Empresa antecipa novos produtos a um dia de um novo evento da Apple.

O smartphone Nexus 6
Fotogaleria
O smartphone Nexus 6 Google
O tablet Nexus 9
Fotogaleria
O tablet Nexus 9 Google
A consola Nexus PLayer
Fotogaleria
A consola Nexus PLayer Google

Não houve uma apresentação pública, à semelhança do que habitualmente acontece, mas sim um comunicado colocado no blogue do Google um dia antes de mais um evento da Apple. O Google tem novidades em telemóvel (Nexus 6), em tablet (Nexus 9), e um Nexus Player, o primeiro dispositivo a funcionar com a Android TV. A fechar a lista o serviço operativo Android 5.0 Lollipop, até agora mais conhecido como Android L.

O Lollipop vai encriptar por defeito os dados do utilizador que tenha o seu smartphone ou tablet protegido com uma palavra-chave de acesso, deixando esta de ser uma função opcional. O sistema permite regressar à música, fotografia, aplicação ou pesquisa que estava a fazer num dos aparelhos com Android e aceder à informação a partir de um outro dispositivo. Através do que o Google chama de Material Design, a navegação e design com o Lollipop será consistente e semelhante nos telemóveis, tablets, Android TV, Wear, e Auto.

O sistema possibilita ao utilizador personalizar o seu aparelho, permitindo que apenas algumas pessoas dos seus contactos e notificações possam interromper qualquer actividade, como uma reunião ou um jantar de amigos. As notificações ficam imediatamente visíveis, mesmo que o ecrã do dispositivo esteja bloqueado.

Com o Lollipop, a bateria dos aparelhos tem uma função de poupança que prolonga a duração da carga até 90 minutos. O sistema deixa ainda criar vários perfis do utilizador e perfis para visitantes, de modo a garantir a privacidade. O telemóvel ou tablet passam a ficar bloqueados com uma palavra-passe, um PIN ou através do emparelhamento com um aparelho que se considere seguro, como um relógio ou o carro.

O que há de novo nos Nexus?
O Nexus cresceu em tamanho na versão 6. O telemóvel, construído numa parceria com a Motorola, tem uma moldura em alumínio, um ecrã de 5,96 polegadas e uma resolução de 1140 por 2560 pixéis. O processador melhorou e o Nexus 6 vem equipado com um quad-core 2.7GHz Snapdragon 805 e um GPU Adreno 420. Disponível nas versões 32GB e 64GB, o telemóvel tem ainda uma câmara fotográfica de 13 megapixéis e vem com uma bateria de 3220 mAh, que, segundo o Google, através de um Turbo Charger, permite seis horas de autonomia com apenas 15 minutos de carregamento.

O novo tablet Nexus 9, criado em conjunto com a HTC, está disponível em três cores – branco, preto e dourado – e tem 8,9 polegadas, um tamanho que o Google afirma ser o ideal para trabalhar e jogar. O som é “mais imersivo” e “livre de distorção”, devido às colunas BoomSound da HTC. Tem um processador NVIDIA de 2,3 GHz e 64 bits, com duas opções de memória interna, 16GB ou 32GB. A câmara fotográfica traseira deste tablet tem 8 megapixéis e a frontal 1,6. A bateria é de 6700 mAh.

Outra das novidades com assinatura Google é o Nexus Player, apresentado como o “primeiro dispositivo a funcionar com a plataforma Android TV”. Numa colaboração com a Asus, o Google construiu uma consola que faz streaming de filmes, música e vídeos e é o primeiro aparelho para jogo Android do seu género.

O Nexus Player funciona em sincronia com o telemóvel, tablet ou televisão do utilizador, que pode assim acompanhar os seus progressos em jogos, por exemplo. Com a consola é possível jogar jogos Android numa televisão HD com um comando, vendido à parte, e depois continuar a jogar no telemóvel, por exemplo. Com recurso ao Google Cast Ready, o que permite passar o seu programa favorito para a televisão a partir do Chromebook, telemóvel ou tablet com Android ou iOS.

O Nexus 6 vai estar disponível para pré-encomenda no final deste mês e começa a ser comercializado no próximo mês, mas o Google não indica datas. Terá um custo aproximado de 649 dólares (511 euros), para a versão de 32GB, e de 699 dólares (550 euros), para a versão 64GB.

O Nexus 9 e Nexus Player poderão ser pré-encomendados a partir desta sexta-feira e chegam às lojas a 3 de Novembro. O tablet custará 399 dólares (314 euros) para 16GB e 479 dólares (379 euros) para o modelo de 32GB. A consola terá um preço de 99 dólares (78 euros) e o comando, vendido separadamente, de 40 dólares (31,5 euros).

Não há ainda indicação sobre quando os produtos estarão disponíveis em Portugal.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários