Google abre loja online de música em Portugal

O serviço permite comprar canções e álbuns, e disponibiliza a artistas a possibilidade de vender directamente ao público, ficando com 70% das receitas.

Foto
O serviço permite guardar online música que o utilizador já tenha Daniel Rocha

O Google estreia-se esta quarta-feira no mercado português de venda online de música, onde vai concorrer com serviços como o iTunes, da Apple, o português Music Box, da PT, e o conhecido Spotify.

Depois de ter arrancado nos EUA e de ter avançado em Novembro para cinco grandes mercados europeus (Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Espanha), o Google Play Music chega agora a Portugal, Áustria, Bélgica, Irlanda e Luxemburgo.

Os utilizadores vão poder comprar e descarregar canções ou álbuns inteiros, sem mecanismos de protecção, vulgarmente conhecidos por DRM e que limitam o uso que é possível fazer dos ficheiros. Outra possibilidade é armazenar a música nos servidores do Google e ouvi-la em qualquer computador, bem como em tablets e telemóveis equipados com o sistema operativo Android, sem necessidade de descarregar. Este serviço de armazenamento, que tem capacidade para 20 mil canções, é gratuito e permite também guardar música que o utilizador já tenha.

O Music inclui ainda uma componente social: os utilizadores podem permitir que outros ouçam uma canção que tenham comprado, através da rede social Google+.

Com este lançamento, fica também disponível em Portugal a plataforma Artists Hub, que permite aos músicos criarem uma loja online e venderem as obras directamente ao público. O preço é decidido pelos artistas e o Google fica com 30%.

O serviço chega a Portugal dois meses depois da estreia do Spotify, que permite ouvir música em streaming. No Spotify é possível ouvir todo o repertório gratuitamente, numa modalidade em que as canções são ocasionalmente intercaladas com publicidade, ou mediante uma assinatura mensal (numa das modalidades pagas, é possível descarregar as canções). Também o Music Box (que está disponível para clientes que não da PT) funciona mediante um pagamento mensal e permite ouvir música em streaming, bem como descarregar dez canções por mês. É gratuito para muitos dos clientes de outros serviços do grupo. Mais semelhante ao Google Play Music, o iTunes permite comprar canções avulsas e álbuns inteiros e inclui um serviço de armazenamento online.

Numa conferência telefónica para a imprensa portuguesa, o responsável da Google pelo licenciamento de música, Sami Valkonen, foi questionado sobre que fatia dos utilizadores pagam ao Google por música, em vez de usarem a plataforma só para guardar canções obtidas noutros locais. Sem dar números, disse haver “uma percentagem relativamente alta de utilizadores que compram música”.

Sugerir correcção
Comentar