Gartner diz que Apple lidera, mas analistas divergem

Liderança da Samsung está ameaçada.

Foto
Líder ou não, a Apple está próxima da Samsung ROBYN BECK/AFP

Os números das analistas de mercado são estimativas e, por isso, nem sempre batem certo. Dados publicados pela Gartner nesta quinta-feira indicam que a Apple tomou a dianteira e ultrapassou a Samsung no trimestre passado. Já a IDC dá o primeiro lugar à Samsung. Certo é que a margem entre as duas marcas encurtou muito.

Segundo a Gartner, a Apple vendeu 74,8 milhões de iPhones nos últimos três meses de 2014, correspondentes a 20,4% do mercado, ao passo que a Samsung vendeu 73 milhões de smartphones, o que significa uma fatia de 19,9%.

Já a IDC tinha apontado, nos dados divulgados em Janeiro, vendas de 75,1 milhões para a multinacional sul-coreana e de 74,5 milhões para a Apple, valores que coincidem com os que foram comunicados pelas duas empresas aquando das respectivas apresentações de resultados. Uma outra analista, a Strategy Analytics, apontou por sua vez para um empate, com ambas as marcas a venderem 74,5 milhões de unidades.

Independentemente de quem vai na frente, os números indicam que a Samsung perdeu terreno, depois de os mais recentes modelos da Apple terem conquistado consumidores no importante mercado chinês. Para além disso, diz a Gartner, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus conseguiram convencer muitos utilizadores dos telemóveis da marca a comprarem um novo aparelho.

"O desempenho da Samsung no mercado dos smartphones continuou a deteriorar-se no quarto trimestre de 2014, quando perdeu quase 10 pontos percentuais de quota de mercado”, notou o analista da Gartner Anshul Gupta. 

No domingo passado, em Barcelona, a Samsung revelou dois novos modelos topo de gama, os Galaxy S6 e S6 Edge.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários