Fotografias enviadas pelo Snapchat publicadas na Internet

Aplicação permite enviar mensagens que se apagam segundos depois de terem sido vistas.

Foto
O caso acontece depois da publicação de fotos guardadas no iCloud, da Apple Reuters

Milhares de fotografias e vídeos enviados através da aplicação Snapchat, cujos conteúdos das mensagens são apagados segundos após terem sido vistos por quem as recebe, terão sido roubados e publicados online, segundo informação que circula em fóruns na Internet.

As imagens foram obtidas através do site Snapsaved.com, que permitia aos utilizadores guardarem o conteúdo das mensagens quando as viam. O site pedia aos utilizadores os dados de acesso ao Snapchat, que usava depois para se ligar a este serviço.

Num comunicado, o Snapchat diz não ter sofrido qualquer falha de segurança e lembrou que o uso de aplicações externas para aceder ao serviço não está autorizado. “Podemos confirmar que os servidores do Snapchat nunca foram compromentidos, e não são a fonte destas fugas. Os snapchatters foram vítimas do uso de aplicações terceiras para enviar e receber snaps, uma prática que proibimos expressamente nos nossos termos de serviço, precisamente porque compromete a segurança dos nossos utilizadores”.

O conjunto de imagens e vídeos foi publicado no fórum 4chan, mas acabou por ser removido, por conter algumas fotografias de pessoas nuas que aparentavam ser menores de idade. Vários utilizadores no Reddit, um outro conhecido fórum online, dizem ter visto as imagens e que a maioria são fotografias banais. “O tipo de coisas que tipicamente se esperam numa conversa entre pessoas normais. É tão dolorosamente mundano”, descreveu um utilizador.

A publicação de fotografias enviadas pelo Snapchat acontece pouco mais de um mês depois de fotografias privadas guardadas no serviço iCloud, da Apple, terem sido divulgadas, também no fórum 4chan. O caso tornou-se conhecido sobretudo por terem sido reveladas fotografias da actriz Jennifer Lawrence.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários