FBI e Apple investigam roubo de fotos na Internet

Em causa pode estar intrusão no serviço de armazenamento em nuvem.

Foto
A actriz Jennifer Lawrence foi uma das celebridades atingidas Kevin Winter/Getty Images/AFP

A polícia federal norte-americana e a Apple abriram inquéritos para investigar o roubo de fotos de dezenas de celebridades e a sua publicação na Internet, na segunda-feira.

A empresa norte-americana vai investigar se houve mesmo uma violação de segurança no serviço iCloud, que permite armazenar dados na “nuvem” (ou seja, em computadores remotos).

“Levamos muito a sério a vida privada dos nossos utilizadores e estamos investigar activamente”, declarou Natalie Kerris, porta-voz da Apple.

Segundo a imprensa norte-americana, um utilizador do fórum 4chan conseguiu entrar na plataforma de armazenamento de dados iCloud através dos números de telemóvel das celebridades e de uma falha no serviço da Apple. Embora o post já tenha sido retirado, houve várias partilhas e o Twitter começou a suspender as contas que partilharam as imagens de várias celebridades nuas. A AFP acrescenta que outros serviços semelhantes também podem ser sido alvo dos hackers.

O site The next web avançou que os piratas informáticos identificaram uma falha no serviço de localização do iPhone (que permite saber onde está o telefone). Segundo o mesmo site, o erro foi corrigido, mas não a tempo de evitar que a notícia se espalhasse pela comunidade de piratas informáticos.

O FBI também está a investigar o caso, confirmou ao Los Angeles Times uma porta-voz da polícia federal. Entre as alegadas vítimas (alegadas, porque há casos em que suspeita que as fotos divulgadas são falsas) estão Jennifer Lawrence, Rihanna, Avril Lavigne, Kate Upton ou Ariana Grande.

Esta situação reaviva o debate sobre a segurança em serviços como o iCloud, DropBox e o GoogleDrive.

Esta não é a primeira vez que celebridades sofrem com pirataria informática e com a publicação de fotos íntimas. Em 2012, um homem foi condenado a dez anos de prisão por entrar nas contas de mais de meia centena de celebridades, entre elas as actrizes Scarlett Johansson e Mila Kunis.

Sugerir correcção
Comentar