Facebook vai alertar quando hackers apoiados por um governo atacarem a sua conta

Nova notificação só será enviada em “situações onde existam provas” de um ataque.

Foto
O Facebook decidiu reforçar a presença nos telemóveis Thomas Hodel/Reuters

A partir de agora, o Facebook vai passar a notificar os utilizadores sempre que as suas contas forem alvo ou fiquem comprometidas por hackers que sejam suspeitos de trabalharem para o governo de uma nação. A seguir, os utilizadores devem reforçar a segurança das suas contas ou mesmo arranjar outro computador ou telemóvel.

Numa nota publicada no Facebook, o chefe do gabinete de segurança da rede social, Alex Stamos, publicou um exemplo da notificação que os utilizadores vão passar a receber quando houver suspeita de que uma conta ou outras contas online possam estar a ser alvo de ataques patrocinados por um governo.

“Sempre que a sua conta é acedida a partir de um novo dispositivo ou browser, vamos enviar-lhe um código de segurança para o seu telemóvel para que apenas você possa fazer o log in. Recomendamos ainda que dê passos para assegurar as contas que usa noutros serviços”, pode ler-se na notificação.

O Facebook explica que tomou esta medida porque este tipo de ataques tendem a ser “mais avançados e perigosos que outros”.

A rede social nega que o alerta esteja relacionado com “qualquer compromisso da plataforma ou serviços do Facebook” e que ter uma conta comprometida por este tipo de ataques pode indicar que o computador ou dispositivo móvel foi infectado com malware. Nesse sentido, a empresa não aconselha o uso de sistemas antivírus mas a substituição total do equipamento.

Alex Stamos sublinha que, para “proteger a integridade e os métodos e procedimentos”, o Facebook não poderá indicar como atribui determinados ataques a alegados hackers. Assim, a rede social indica que a notificação só será enviada em “situações onde existam provas” de um ataque.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários