Facebook testa ferramenta para empresas criarem rede social interna

Novo serviço ainda está a ser experimentado por parceiros e não tem data de lançamento anunciada.

Foto
O Facebook at Work tem uma cor diferente Facebook

O Facebook pode ser o site em que muitas pessoas passam uma porção do dia a fazer tudo menos trabalhar – mas quer ser também uma ferramenta de trabalho e anunciou que está a testar uma plataforma de comunicação interna para empresas, que é essencialmente uma réplica do original.

O Facebook at Work inclui um feed de notícias, ferramentas de partilha de vídeo e fotografia e um sistema de conversação instantânea. Os utilizadores terão, porém, uma conta separada da conta normal do Facebook. Outra das poucas diferenças é que o Facebook at Work tem cores diferentes do azul que se tornou a imagem de marca da rede social – possivelmente, para ser fácil a um chefe perceber de relance se os trabalhadores estão a usar o Facebook pessoal ou o profissional.

“Colegas de trabalho podem entrar em contacto uns com os outros, da mesma maneira que entram em contacto com os seus amigos e com a sua família via Facebook: o Facebook at Work oferece uma aparência familiar como o Facebook e dispõe das mesmas ferramentas”, explica um comunicado da empresa. O novo serviço está disponível na Web e também como aplicação para iOS e Android.

A ferramenta está ainda em fase de testes, com empresas seleccionadas. Questionado pelo PÚBLICO, o Facebook não especificou quais são as companhias que já estão a experimentar a plataforma (as imagens promocionais mostram uma empresa de nome Acme, que é o nome de uma empresa ficcional, usado em várias produções televisivas, incluindo os desenhos animados do Road Runner). Também não foi divulgada uma data de lançamento, nem se o serviço será pago.

O Facebook faz ainda questão de sublinhar que as contas profissionais e pessoais são completamente separadas e que a informação colocada no Facebook at Work não é pública: “O Facebook at Work foi criado inteiramente para uso interno numa empresa – o que significa que a informação no Facebook at Work é segura, confidencial e completamente separada do seu perfil pessoal do Facebook. A informação partilhada entre colaboradores apenas pode ser acedida por trabalhadores da empresa.”

A plataforma terá de concorrer com várias que já estão no mercado, como é o caso da Yammer, da Microsoft. Já o Linkedin, uma rede social online focada em contactos profissionais, anunciou nesta terça-feira que está a preparar uma plataforma de comunicação interna para empresas.

De acordo com declarações do director de engenharia, Lars Rasmussen, à revista Wired, o próprio Facebook já usa a plataforma como ferramenta da comunicação interna. “Descobrimos que usar o Facebook como uma ferramenta de trabalho torna o nosso dia de trabalho mais eficiente. É possível fazer mais coisas com o Facebook do que com qualquer outra ferramenta que conhecemos, e gostávamos de tornar isso disponível para o mundo inteiro”.

 

Sugerir correcção
Comentar