Facebook tem novas funções para melhorar experiência com pouca rede

Rede social permite ao utilizador ver sempre alguma informação ainda que esta não esteja actualizada.

Foto
Dado Ruvic/AFP

O Facebook anunciou nesta terça-feira novas funcionalidades destinadas a melhorar a experiência do utilizador online ao nível da rapidez da ligação e das histórias que alimentam o Feed de Notícias, independentemente da qualidade da Internet e do dispositivo utilizado.

O Facebook vai deixar de fornecer o upload de vídeos caso a ligação à Internet não tenha qualidade suficiente. Como solução, o Feed de Notícias vai ter menos vídeos e mais actualizações de estados e links. A rede social desenvolveu a funcionalidade Network Connection Class, que permite determinar a rapidez de ligação de cada utilizador, disponibilizando mais histórias e fotografias em ligações de menor qualidade.

Quando a ligação online tem uma qualidade inferior, o resultado é que o Feed de Notícias demora mais tem a actualizar. Para resolver esta questão, o Facebook vai permitir ao utilizador ver primeiro a história que lhe interessa, descartando outros posts que tenham menor interesse.

Se o utilizador estiver a ver uma fotografia de um amigo ou de uma página que não estejam totalmente descarregadas, a rede social passa a dar prioridade a essa foto em detrimento de uma história que não mereça tanta importância para o utilizador.

Chega agora ao Android, depois de estar no iOS desde Janeiro, a possibilidade de ver versões de menor qualidade de JPEGs enquanto estão a ser descarregadas, para que os utilizadores possam ver alguma coisa em vez de nada. “Isto diminui a quantidade de dados necessários para enviar fotografias, aumentando a rapidez com que estas podem ser vistas”, explica o Facebook numa nota publicada nesta terça-feira.

Quando a conectividade online for de baixa qualidade, impedindo que sejam carregadas histórias no Feed de Notícias, o Facebook alega que os utilizadores indicam preferir ver histórias que já tenham sido descarregadas a não verem nada. “É o que acontecerá daqui em diante, até terem acesso a uma rede com melhor qualidade. Por exemplo, em ‘modo voo’ os utilizadores continuam a conseguir consultar histórias previamente descarregadas, ao invés de esperarem por nova ligação”, indica a rede social.

Sugerir correcção
Comentar