Facebook reforça aposta nos vídeos ao vivo

Passa a ser possível transmitir vídeos em directo para grupos e eventos. Na versão desktop, um mapa vai agregar emissões a decorrer em cerca de 60 países.

Foto
Um mapa actualizado em tempo real passa a indicar as transmissões em directo no Facebook Facebook

Como prometido em Janeiro pelo fundador Mark Zuckerberg, o Facebook anunciou esta semana novas funcionalidades relacionadas com a transmissão de vídeos em directo, incluindo um mapa que agrega todas as emissões em tempo real e que facilita aos utilizadores a descoberta de novos conteúdos.

Lançado no Verão de 2015 para um conjunto de personalidades e páginas populares, os vídeos ao vivo estão neste momento disponíveis para a generalidade dos utilizadores. Confirmando uma forte adesão à ferramenta, o Facebook anuncia agora novas funcionalidades como a possibilidade de transmitir em directo para grupos de amigos ou para páginas de eventos. Será também possível convidar amigos para assistir a transmissões que estejam a decorrer e, no caso da aplicação para iOS, aplicar filtros de imagem e personalizar os vídeos. As reacções aos vídeos passam a integrar os ícones que recentemente se juntaram ao polegar do gosto – adoro, riso, surpresa, tristeza ou ira.

As aplicações do Facebook para o sistema operativo móvel e também para o Android vão passar a contar com uma nova secção que reúne os vídeos ao vivo. Aí será possível explorar os conteúdos reunidos por tópicos (como, por exemplo, a culinária ou o fitness) e ficar a par dos vídeos transmitidos ou discutidos pelos amigos.

Terminadas as transmissões, os vídeos ficarão arquivados na aplicação de uma forma mais prática, facilitando o seu visionamento em diferido. E neste caso, os comentários originalmente adicionados durante a transmissão vão surgir no mesmo ponto do vídeo em que foram submetidos, o que permite recriar de uma forma mais fidedigna o visionamento em tempo real.

Na versão desktop, e apenas nesta, o referido mapa que reúne vídeos que estejam a ser transmitidos em tempo real em cerca de 60 países funcionará como uma espécie de janela para o que se está a passar no mundo. Aqui, é clara a aposta do Facebook na conquista de um espaço que, até agora, tem pertencido ao Twitter: o local onde assistimos a uma espécie de minuto-a-minuto do planeta. De resto, o mapa das transmissões em directo é precisamente uma das funcionalidades do Periscope, a aplicação de vídeo ao vivo do Twitter.

Para os gestores de páginas no Facebook, uma das novidades mais interessantes será a disponibilização de novas métricas, como uma representação gráfica do número de espectadores de uma transmissão em directo em cada momento da emissão. Os vídeos ao vivo têm merecido uma aposta crescente por parte de marcas, organizações, publicações e personalidades. Segundo o Facebook, o número de comentários neste tipo de vídeos é dez vezes superior ao que é registado nos clipes convencionais.

De acordo com a rede social, estas novas funcionalidades ficarão disponíveis ao longo das próximas semanas, sem indicação de datas específicas para cada país.

Sugerir correcção
Comentar