Durante uma semana os utilizadores do Facebook vão poder votar entre as novas regras propostas pela maior rede social do mundo e aquelas que vigoram actualmente. A votação começou na sexta-feira e dura até 8 de Junho.
O resultado da consulta vai ser anunciado no dia seguinte. Será vinculativo se mais de 30% dos utilizadores activos da rede social participarem. Se o número de pessoas ficar abaixo desta percentagem, o Facebook não vai, obrigatoriamente, respeitar o resultado.
É a segunda vez que o Facebook envolve os utilizadores na revisão da sua declaração de direitos e responsabilidades e a política de uso de dados. Fê-lo em 2009 e volta agora a abrir à discussão as mudanças que a rede social quer implementar.
Em Março, começou a discutir novas versões da declaração e a política de uso de dados, e propôs mudanças aos documentos.
As mudanças incluem a explicação de como é usada a informação dos utilizadores e têm em conta as alterações introduzidas com o formato do novo perfil dos utilizadores, a Timeline.
Numa nota assinada pelo vice-presidente, Elliot Schrage, responsável pelo marketing, a empresa explica que recebeu recomendações de reguladores, que incluiu nas mudanças propostas aos documentos, e teve ainda em conta os contributos de anónimos. Schrage diz esperar que o processo esteja concluído “nos próximos meses”.
O Faceboook tem cerca de 900 milhões de utilizadores, mais 700 milhões que em 2009, ano em que entraram em vigor as actuais regras.

Comentários