O Facebook poderá entrar em breve no negócio dos smartphones. De acordo com o “The New York Times”, que cita fontes não identificadas mas que incluem funcionários da empresa, o Facebook apresentará o seu próprio telemóvel no próximo ano.
De acordo com os relatos das fontes não identificadas ao jornal nova-iorquino, o Facebook tem contratado nos últimos tempos uma série de engenheiros especializados no universo dos smartphones.
Paralelamente, a empresa de Mark Zuckerberg admitiu recentemente ter dificuldades em fazer dinheiro com a sua crescente audiência móvel. Em declarações a potenciais investidores, a empresa assumiu há poucos meses ter algumas preocupações acerca do crescente acesso de utilizadores à plataforma através de dispositivos móveis, uma tendência que poderá tornar mais difícil a venda de publicidade.
O “The New York Times” chega a citar um funcionário do Facebook como tendo dito que Mark Zuckerberg está “preocupado com a possibilidade de a empresa acabar por se transformar numa aplicação noutras plataformas móveis caso não venha a criar seu próprio smartphone num futuro próximo”.
O Facebook - que teve uma estreia desastrosa em bolsa, fruto de diversas irregularidades durante o processo de oferta pública de venda - também lançou recentemente a sua loja de aplicações para smartphones.
Esta não é, porém, a primeira vez que se fala na possibilidade de o Facebook desenvolver o seu próprio telemóvel. Em 2010, o site Techcrunch já tinha noticiado que a empresa estaria a construir o seu próprio smartphone, apesar de entretanto ter actualizado esta informação afirmando que esse projecto específico ter sido abandonado.
A BBC confrontou o Facebook com estas especulações acerca da eventual criação de um smartphone da empresa, mas uma porta-voz da empresa limitou-se a dizer que a estratégia corporativa é simples: “acreditamos que os dispositivos móveis são melhores se forem o mais social possível”.

Comentários