Evento do Facebook sobre Android faz disparar especulação sobre telemóvel

Imprensa especializada aponta para modelo desenvolvido em parceria com a HTC.

Foto
A HTC tem perdido quota de mercado para outros fabricantes asiáticos Mandy CHENG/AFP

O Facebook anunciou para 4 de Abril, nas suas instalações na Califórnia, uma conferência de imprensa relacionada com o sistema operativo Android, fazendo disparar a já antiga especulação em torno de um telemóvel com uma forte integração com a rede social.

Os blogues especializados TechCrunch e 9to5Google (ambos com um historial de anteciparem correctamente o lançamento de produtos) afirmam que se trata do lançamento de um telemóvel da fabricante taiwanesa HTC, com funcionalidades que colocam o Facebook em lugar de destaque na experiência de utilização. No ano passado, a agência Bloomberg já tinha escrito que as duas empresas estavam a trabalhar num modelo para lançar em meados de 2013.

Durante muito tempo especulou-se sobre a possibilidade de o Facebook desenvolver um aparelho de marca própria. Contudo, em Setembro, o director executivo, Mark Zuckerberg, negou ter interesse em criar um telemóvel próprio. “Vamos dizer que desenvolvemos um telefone, o que não estamos a fazer... Podíamos ter dez milhões de pessoas a usá-lo, isso não nos faz mexer o ponteiro”, afirmou então, referindo-se ao facto de o site rondar os mil milhões de utilizadores.

A HTC fabrica vários modelos com Windows Phone (um sistema operativo que tem atraído uma fatia reduzida de consumidores) e com Android, mas tem perdido quota de mercado. Na lista da analista IDC relativa ao último trimestre de 2012, deixou de surgir entre os cinco maiores fabricantes de smartphones, uma tabela liderada pela Samsung, e onde se seguem a Apple (a única não asiática do grupo) a Huawei, a Sony e a ZTE.
 
 

Sugerir correcção
Comentar