Estado Islâmico reage a ameaça dos Anonymous e alerta extremistas

Extremistas alertam apoiantes sobre uso do Twitter e de emails na sua troca de informação, depois de os Anonymous terem declarado guerra ao EI.

Foto
Os Anonymous prometeram “a maior operação de sempre” contra o Estado Islâmico JEAN-PHILIPPE KSIAZEK/AFP

O Estado Islâmico (EI) já reagiu à ameaça feita pelos Anonymous de que iriam atacar o grupo extremista como retaliação pelos atentados terroristas em Paris na passada sexta-feira. Além de chamar “idiotas” aos hackers, o EI deixa uma série de instruções aos seus próprios piratas informáticos para evitarem ser alvo de ataques.

A reacção do EI foi encontrada num canal privado na app de mensagens Telegram, por muitos descrito como o canal oficial do Ciber Exército Islâmico. “Os hackers de Anonymous ameaçaram num novo vídeo a realização da maior operação de hacking contra o Estado Islâmico (idiotas)”, escreveram na mensagem divulgada no Twitter pelos Anonymous Venezuela e confirmada pelo SITE Intelligence Group, que vigia a actividade de grupos extremistas.

Alertando que os hackers têm como alvo apoiantes do EI, a mensagem sublinha a possibilidade de ataques a contas no Twitter e emails de extremistas, deixando instruções de como estes elementos podem proteger-se online. “Não abram nenhum tipo de links a não ser que tenham a certeza de quem é a fonte, usem VPN [ligações encriptadas] e mudem de IP constantemente por razões de segurança […] e não tenham um email semelhante ao vosso nome de utilizador no Twitter. Os infiéis publicaram endereços de IP de apoiantes do EI, por isso tenham cuidado”, pode ler-se na mensagem.

O alerta do EI surge depois de uma ameaça dos Anonymous ter sido lançada em vídeo este fim-de-semana após os ataques na capital francesa, que fizeram pelo menos 129 mortos.

No vídeo, um elemento dos Anonymous, sob a máscara icónica de Guy Fawkes, promete que será “lançada a maior operação de sempre” contra o Estado Islâmico, que deverá “esperar ciberataques em massa”. “Anonymous de todo o mundo vão perseguir-vos”, continua o porta-voz. “Devem saber que vamos encontrar-vos e não vos vamos largar”, acrescenta.

“A guerra está declarada. Preparem-se”, ouve-se nuns minutos mais à frente na gravação. “O povo francês é mais forte do que vocês e vai sair desta atrocidade ainda mais forte”, continua o vídeo.

Um tweet publicado pelos Anonymous confirmava esta terça-feira que tinham sido chamados “idiotas” pelo EI e, um outro, que, neste momento, mais de 5500 contas no Twitter atribuídas aos extremistas tinham sido bloqueadas.

Esta não é a primeira vez que os Anonymous se insurgem contra o EI. Depois do ataque à redação do semanário satírico Charlie Hebdo em Janeiro deste ano, o grupo tem anunciado e apelado a acções no âmbito da campanha #OpISIS no Twitter.

Desde os ataques ao Charlie Hebdo e a um supermercado judaico em França, que fizeram 17 mortos, os hackers desmantelaram perto de 149 sites associados ao EI, segundo dados recolhidos pela revista norte-americana Foreign Policy. Além das páginas, foram atacadas mais de 100 mil contas no Twitter e deitados abaixo 5900 vídeos de propaganda extremista.

Sugerir correcção
Ler 18 comentários