Equipa de basebol sul-coreana tem os primeiros fãs robotizados do mundo

Fotogaleria
Os robôs podem fazer a "onda" Hanhwa Eagles
Fotogaleria
Hanhwa Eagles
Fotogaleria
Hanhwa Eagles
Fotogaleria
Hanhwa Eagles
Fotogaleria
Hanhwa Eagles

Hanhwa Eagles querem aumentar número de adeptos através de robôs colocados no estádio da equipa.

A equipa de basebol sul-coreana Hanhwa Eagles pode não ser a melhor equipa da modalidade e estar longe de ter os melhores resultados mas está um passo à frente das suas rivais, pelo menos a nível tecnológico. Além dos adeptos fiéis que apoiam a equipa nas bancadas, os Hanhwa Eagles têm agora apoiantes em versão robô, que podem representar os fãs que não estejam no estádio a assistir ao jogo.

Os adeptos da equipa de basebol sul-coreana de Daejeon são tolerantes e muito compreensivos. As contas dos últimos cinco anos do desempenho dos Hanhwa Eagles indicam mais de 400 derrotas em campo. Mesmo assim é fervoroso o apoio que recebem das bancadas, onde "ondas" humanas e coreografias animadas mostram o quanto os fãs gostam da equipa. A sua paciência com os maus resultados valeu-lhes o título de “santos budistas”.

Para manter activos os adeptos presentes mesmo quando não podem ir ao estádio assistir aos jogos dos Hanhwa Eagles, uma equipa de cientistas criou para a equipa os Fanbot (combinação das palavras fã e robot, no inglês), através dos quais os apoiantes podem alugar um robô e expressar o seu apoio aos jogadores com palavras de encorajamento, cânticos ou com as conhecidas “ondas”, tudo a partir da Internet.

Através da página da equipa, os adeptos que estão a assistir aos jogos através de computadores, tablets ou telemóveis podem controlar alguns dos movimentos do robô que lhe for atribuído, sendo ainda dada a possibilidade de colocarem uma foto sua que servirá de cara à máquina.

Os fãs robotizados, que ocupam três filas no estádio da equipa e usam camisolas e bonés dos Hanhwa Eagles, podem ainda exibir pequenos painéis formados por lâmpadas LED com mensagens de apoio.

Sugerir correcção
Comentar