Epson apresenta impressora compacta que recicla papel

Empresa japonesa cria sistema compacto de reciclagem a seco, sem utilização de água, e que cria 14 novas folhas de papel num minuto.

Foto
A PaperLab chega ao mercado japonês no próximo ano Epson

A empresa japonesa Epson criou aquele que indica ser o primeiro sistema compacto de reciclagem de papel, num formato que cabe na maioria dos escritórios e que produz folhas a partir de papel usado que depois são usadas na impressão de novos documentos.

Segundo a apresentação da Epson, a impressora PaperLab faz a reciclagem através de um processo a seco, com uma pequena quantidade de água utilizada para manter um certo nível de humidade dentro do sistema, e com capacidade para reciclar o tradicional papel de fotocópia tamanho A4 e A3 depois de usado.

Destinada a “dar um novo valor ao papel e a estimular a reciclagem”, encurtando o processo de recolha do papel usado, entrega num centro de reciclagem, venda em loja e chegada ao escritório, a PaperLab pretende ainda ser uma forma segura de destruir documentos importantes sem empresas intermediárias envolvidas.

A impressora/máquina de reciclagem reduz o papel usado a fibras de papel, destruindo por completo a informação neste inscrita. Depois dos restos de papel serem inseridos na máquina, o processo de criação da primeira nova folha leva três minutos. Contas feitas pela Epson revelam que o sistema consegue produzir 14 folhas A4 por minuto, o que totaliza 6720 durante um período de oito horas.

Além do formato A4, a PaperLab consegue produzir o tamanho A3, cartões-de-visita, papel com várias espessuras, densidade, várias cores ou perfumado.

Em termos ambientais, a Epson sublinha que o equipamento funciona sem o uso de água, procedendo à reciclagem através de um processo a seco, e dada a redução da necessidade de comprar papel os utilizadores ajudam a reduzir a emissão de dióxido de carbono.

A PaperLab vai ser apresentada ao público na conferência Eco-Products 2015, que decorre na próxima semana, entre 10 e 12 de Dezembro, estando previsto que comece a ser comercializada no Japão já em 2016.

Sugerir correcção
Comentar