Empresa cria plataforma que imprime vidro em 3D

Tecnologia permite a criação de uma peça em pouco tempo e de uma forma precisa.

Plataforma consegue imprimir peças em vidro

Até aqui o vidro podia ser moldado, formado, soprado, chapeado ou sinterizado. Agora também pode ser impresso em 3D, segundo um projecto desenvolvido por uma equipa do grupo Mediated Matter, com a colaboração do MIT. Chamada G3DP, trata-se de uma plataforma que consegue imprimir vidro opticamente transparente com máxima precisão.

Quando a impressora começa a largar uma substância gelatinosa sobre uma superfície de metal, camada a camada, de forma precisa, uma forma brilhante vai-se formando até chegar a uma peça de vidro contemporânea, segundo os exemplos criados até aqui pela Mediated Matter.

“A G3DP é uma plataforma de fabricação aditiva desenhada para imprimir vidro opticamente transparente”, explica Neri Oxman, responsável pela equipa que criou o projecto, ao site de arquitectura ArchDaily.

A plataforma funciona com base num conceito de câmara dupla aquecida. Assim, a câmara de cima funciona como um cartucho, que atinge aproximadamente os 1000 graus Celsius e que tem capacidade para conter matéria para a criação de uma peça. A câmara de baixo serve para ir nivelando a estrutura que vai sendo impressa.

Cada camada que vai sendo adicionada, e que pode ter vários formatos, vai saindo lentamente através de um bocal e a peça vai sendo edificada através de comandos dados por computador, que dita a forma final da peça. Neti Oxman indica que a G3DP “sintetiza tecnologias modernas, com antigas ferramentas para vidro e tecnologias que produzem novas estruturas de vidro com inúmeras aplicações potenciais".

O responsável da Mediated Matter considera que a impressão de vidro em 3D torna a personalização de uma peça muito mais fácil e reduz a complexidade que envolve a criação de uma peça deste material.

Sugerir correcção
Comentar