eBay retira artigos à venda de vítimas do Holocausto

Site de leilões reage a investigação de jornal britânico, que encontrou objectos de presos dos campos de concentração à venda.

Foto
Artigo do Holocausto ainda à venda este domingo no eBay DR

A plataforma de leilões eBay retirou do seu site vários itens de vítimas do Holocausto, na sequência de uma investigação do jornal britânico Mail on Sunday.

Na noite de sábado, o jornal denunciou que itens como roupas, malas ou escovas de dentes de vítimas de campos de concentração da Segunda Guerra Mundial estavam à venda no eBay. O jornal mostra fotos de um uniforme listado de um padeiro polaco, que estaria à venda por um preço mínimo de 13.000 euros. Contactado pelo Mail on Sunday, o vendedor, Viktor Kempf, disse que comercializava aquele tipo de artigos para financiar projectos editoriais.

Entre vários outros artigos mostrados pelo Mail on Sunday estão um par de sapatos (1100 euros), uma mala (490 euros) e escovas de dentes (170 euros), todos pertencentes a judeus que estiveram em campos de concentração.

A revelação causou reacções imediatas por parte de líderes judaicos. A eBay pediu desculpas e disse que retiraria os artigos do seu site. “Não permitimos a venda de artigos desta natureza e temos milhares de funcionários para monitorizar o nosso site e as mais avançadas tecnologias para detectar itens que não deveriam estar à venda”, sustenta a empresa, num comunicado citado pelo Mail on Sunday.

Apesar disto, na manhã deste domingo o PÚBLICO encontrou ainda pelo menos um artigo originário de vítimas do Holocausto – um crachá e uma estrela de David que os judeus eram obrigados a usar.

Sendo um site utilizado por milhões de pessoas, o eBay tem enfrentado vários tipos de situações indesejadas – desde a venda de artigos de marfim, cujo comércio está proibido internacionalmente, até casos curiosos, como o de uma rapariga britânica que pôs a avó em leilão em 2009.

Artigos da Segunda Guerra Mundial são encontrados aos milhares, sobretudo objectos militares.

Em Maio passado, uma versão da famosa “lista de Schindler” – um documento com o nome de centenas de judeus salvos pelo empresário alemão Oscar Schindler – foi a leilão no eBay por uma base de licitação de três milhões de dólares (2,3 milhões de euros), mas ficou sem comprador.
 
 

Sugerir correcção
Comentar