E se o telemóvel se tornasse numa câmara instantânea Polaroid?

Impressora fica acoplada ao telemóvel. A fotografia é enviada por Bluetooth para a impressora, que imprime a imagem num tipo especial de papel.

Foto
www.pryntcases.com

As câmaras instantâneas Polaroid acabaram? Sim e não. A máquina propriamente dita sim, mas o conceito está a ser recuperado. Os smartphones além da sua função primária tornaram-se autênticas máquinas fotográficas. E porque não reproduzir no momento aquela selfie tirada com os melhores amigos? Uma startup de hardware francesa agarrou a ideia e criou a Prynt.

Imagine-se uma pequena impressora acoplada a um smartphone que, através de uma aplicação interactiva, permite a edição de imagens e a sua impressão em segundos. O produto existe, chama-se Prynt e é uma caixa impressora compatível com aparelhos com iOS e Android. A foto é enviada do telemóvel para a impressora via Bluetooth, que a imprime aquecendo uma pequena folha impregnada com tinta.

A criação da startup francesa Prynt começou a ser projectada em Janeiro deste ano. A construção do primeiro protótipo arrancou depois da empresa ter iniciado contactos em Shenzen, na China, para o fabrico das peças, e ter trabalhado durante meses no design da caixa que tem a impressora incorporada.

O presidente-executivo, Clément Perrot, falou esta sexta-feira ao site TechCrunch, onde revelou algumas características da caixa impressora: a versão actual da Prynt leva cerca de 50 segundos a imprimir uma foto, mas a empresa pretende reduzir esse tempo para menos de 30 segundos.

A impressora não funciona com cartuchos, o que possibilita que tenha um tamanho de um smartphone, sendo a impressão feita através de tinta incorporada na própria folha onde será impressa a imagem. Também aqui haverá actualizações, já que na versão actual apenas é possível ter uma folha no aparelho, mas Clément Perrot pretende que o produto tenha capacidade para dez a 30 folhas.

A Prynt estará inicialmente disponível para smartphones de tamanho clássico, mas a startup já está a trabalhar para que a impressora seja adaptável a phablets como o Galaxy Note e o iPhone 6 Plus, por exemplo.

A Prynt terá um valor inicial de 99 dólares (79 euros) quando estiver disponível através do Kickstarter, no início de 2015, estando previsto que o produto custe 129 dólares (103,5 euros) quando for finalmente comercializado, no Verão do próximo ano. A empresa vai vender dez folhas de papel de impressão por três dólares.

Sugerir correcção
Comentar