Duas start-up lusas vão "crescer" em Silicon Valley

As empresas portuguesas Around Knowledge e Educed foram as vencedoras do concurso GSI Accelerators Start-up Challenge 2011, o que permitirá aos responsáveis destas duas start-up passarem três meses na maior incubadora de Silicon Valley, anunciou a portuguesa Leadership Business Consulting (LBC), responsável pelo concurso.

Os dois vencedores “serão aceites na maior incubadora de Silicon Valley para um programa de aceleração de três meses”, adiantou a LBC em comunicado.

A LBC é uma empresa de consultoria de gestão internacional e está presente na maior incubadora de Silicon Valley - o Plug and Play Tech Center (PPTC), ontem visitada pelo Presidente Cavaco Silva, que esteve presente durante o anúncio dos vencedores.

Este concurso - GSI Accelerators Start-up Challenge 2011- teve o apoio da Fundação Luso-Americana (FLAD) e do BES.

A incubadora PPTC alberga o pavilhão português Innovative Portugal, onde estão outras empresas portuguesas no âmbito do concurso GSI Accelerators Start-up Challenge 2011.

Tributo ao talento português

“A visita do Presidente da República ao pavilhão Innovative Portugal, dentro do Plug and Play Tech Center, mais do que reconhecimento pelo trabalho que temos feito de ligação das empresas portuguesas a Silicon Valley é um tributo ao talento português que tem capacidade para vingar a nível internacional e um incentivo ao empreendedorismo dos portugueses”, disse o presidente da LBC, Carlos Oliveira, citado no referido comunicado.

Segundo a LBC, o programa GSI Accelerators permite às empresas melhorar os seus modelos de negócio, acederem a financiamento e uma rede de especialistas e gestores para ganharem capacidade de competir à escala global, com o apoio da PPTC.

A tecnológica Around Knowledge venceu a competição com o projecto BIPS, uma ferramenta que permite saber em tempo real a localização de pessoas, independentemente das condições atmosféricas ou do espaço onde se encontram, “de maneira eficiente, fiável e respeitando a privacidade de cada um”, refere o comunicado.

Esta ferramenta, adianta a LBC, está assente em tecnologias de baixo custo, pelo que é “uma oportunidade para a melhoria do desempenho em áreas como o retalho, controlo de tráfego, segurança, entre outras”.

Já a Educed venceu com a ferramenta PROVA que, em conjunto “com os serviços altamente especializados” da empresa, “promete tornar o desenvolvimento de sistemas críticos mais seguro, fiável e claro”.

Segundo a LBC, “grandes empresas mundiais onde falhar não é uma opção já estão a olhar para a solução da Educed”.

Sugerir correcção
Comentar