Detidos 118 suspeitos em mega-operação mundial contra fraude online

Inverstigação coordenada pela Europol decorreu em 84 aeroportos. Mais de 280 transacções suspeitas foram interceptadas em dois dias.

Foto
A Europol contabilizou 281 transacções suspeitas com dados de crédito bancário online ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP

Uma operação coordenada pela Europol realizada quarta e quinta-feira em 84 aeroportos levou à detenção de 118 pessoas suspeitas de comprarem bilhetes de avião com dados de cartões de crédito roubados ou falsificados. A investigação não passou por Portugal.

A Europol avança esta sexta-feira que a operação preparada durante vários meses e realizada em 45 países contou com a participação de 49 forças de segurança, entidades bancárias, 64 aerotransportadoras e da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), que providenciou dados sobre transacções fraudulentas. Fora da Europa, a Interpol actuou no mesmo âmbito em Singapura e a Ameripol em Bogotá, Colômbia. Esta é a terceira do género coordenada pela força europeia.

A mega-operação contra o cibercrime teve como objectivo interceptar indivíduos suspeitos de adquirirem na Internet bilhetes de avião de forma fraudulenta, através de dados bancários de terceiros ou forjados. A Europol indica que além destes crimes foi verificado que esta actividade criminosa estava ligada à prática do tráfico de droga e de seres humanos.

Dados da IATA revelam que estas actividades online lesaram a indústria de transporte aéreo em mil milhões de dólares e milhões de pessoas que viram os seus dados bancários usados de forma ilegal.

Companhias aéreas confirmaram junto de empresas de cartões de crédito como a American Express, MasterCard, Visa Inc e Visa Europe que estavam a ocorrer compras de bilhetes de avião suspeitas.

Nos dois dias em que decorreu a mega-operação, a Europol contabilizou 281 transacções suspeitas, o que levou à detenção de 118 pessoas, algumas destas reincidentes neste tipo de crime e anteriormente detidos noutras operações em aeroportos.

A operação decorreu na Europa na Áustria, Croácia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Roménia, República Checa, Espanha, Suécia, Reino Unido, Islândia e Suíça.  Outros dos países abrangidos foi a Austrália, Hong Kong, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Qatar, Tailândia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Colômbia, Bolívia, Equador, Haiti, República Dominicana, Paraguai, Costa Rica, Peru, México e Panamá.

Sugerir correcção
Comentar