Detido suspeito de envolvimento no ataque informático à VTech

Dados de perto de seis milhões de pessoas ficaram vulneráveis.

Foto
Vtech

Um homem de 21 anos foi detido em Berkshire, na zona sul de Inglaterra, durante investigações ao ataque informático aos servidores que suportam a app da Vtech, empresa que cria brinquedos electrónicos educacionais, que permitiu o acesso a dados de seis milhões de pessoas, incluindo crianças.

Segundo conclusões preliminares ao caso, o hacker ou hackers responsáveis pelo ataque tiveram acesso a dados que incluem milhares de fotografias de menores, tiradas pelos brinquedos da VTech e guardadas nos seus servidores, bem como os seus primeiros nomes ou datas de aniversário. Não se sabe se o homem entretanto detido é o autor do ataque.

Entre os brinquedos que a Vtech cria estão produtos tecnológicos como câmaras fotográficas destinadas a crianças, tablets e relógios inteligentes, alguns com ligação à Internet. Os produtos podem ser adquiridos nas lojas onde a empresa tem representação ou através da sua loja online, onde os pais podem descarregar appsebooks e jogos para usar nos brinquedos da marca.

A Serocu, unidade de combate ao crime organizado inglesa, confirmou num comunicado citado pela BBC que um indivíduo foi detido por suspeita de acesso não autorizado a um computador. “Ainda estamos numa fase inicial da investigação e ainda há muito trabalho a fazer”, comentou o responsável pela Serocu, Craig Jones, acrescentando que o “cibercrime é um assunto que não tem fronteiras e afecta pessoas a nível local, regional e global”.

No caso da VTech, o que foi atacado foram os servidores que apoiam a app da loja online da empresa, a Learning Lodge, onde estão alojados dados como nomes, emails, passwords, números de IP e outros dados pessoais. A empresa confirmou da sua parte que não foram acedidos dados de cartões de crédito.

Sugerir correcção
Comentar