Depois do #PrayForPortugal, a Internet está solidária com Aveiro

Distrito é um dos mais afectados esta quinta-feira e a hashtag está viral desde manhã. Alguns utilizadores aproveitaram para partilhar algumas informações falsas.

Foto
A NASA continua a partilhar imagens do fumo que os satélites estão a registar DR/ NASA MODIS

Se ontem a hashtag viral era #PrayForPortugal, esta manhã as atenções estavam voltadas para o distrito de Aveiro, um dos mais afectados pelos incêndios. Os vários fogos tornaram-se o assunto mais comentado no Twitter, não só entre os internautas portugueses, mas atraiu alguma atenção de internautas estrangeiros.

A hashtag ficou confusa a meio da manhã e fora de Portugal houve quem pensasse que se tratava de um atentado terrorista. A situação foi esclarecida, mas alguns utilizadores aproveitaram o efeito viral para partilhar informações falsas.

Entre as várias publicações, as verdadeiras e falsas, os pedidos de ajuda multiplicaram-se durante esta madrugada. 

 

Também durante esta quinta-feira a agência espacial norte-americana NASA partilhou imagens recolhidas na quarta-feira pelo Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS), instalado a bordo do satélite "Terra". As imagens mostram a concentração dos incêndios no Centro e Norte do país e o fumo que sai da Madeira.

Foto
A agência norte-americana continua a registar imagens do fumo DR/NASA MODIS
Foto
A agência norte-americana continua a registar imagens do fumo DR/NASA MODIS

 

Foto
Na Madeira as chamas provocaram a destruição de pelo menos 150 habitações DR/NASA MODIS

A Madeira continua a destacar-se no meio do Atlântico.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil conta 13 grandes incêndios nos distritos de Aveiro, Braga, Viseu, Viana do Castelo e Vila Real. No total, 105 incêndios consemem esta quinta-feira os esforços de mais de 3600 operacionais. No terreno contam-se mais de mil viaturas de apoio e a meio da manhã estavam 17 meios aéreos a auxiliar no combate às chamas.

Sugerir correcção
Comentar