Depois de criar a Alphabet, o Google comprou o alfabeto

Gigante tecnológico comprou o domínio abcdefghijklmnopqrstuvwxyz.com.

Foto
AFP PHOTO / Kimihiro Hoshino

Se em Agosto o Google anunciou a criação de uma empresa mãe, a Alphabet, dois meses depois, a companhia tecnológica comprou o domínio que lhe corresponde.

Como o URL alphabet.com já não estava disponível, o Google comprou esta semana o domínio abcdefghijklmnopqrstuvwxyz.com, de acordo com o site de registos de domínios Whois.

O Google ainda não deu utilização ao pouco prático domínio (continua inacessível), que foi inicialmente registado em 1999, segundo o Whois, tendo a última alteração no registo sido feita na quarta-feira.

O Google anunciou a criação de uma companhia mãe, a Alphabet, a 11 de Agosto, para delinear melhor as áreas de negócio. O conglomerado serve como grupo que reúne as empresas que vão desde os ramos altamente lucrativos dos motores de busca e publicidade a áreas de maior exposição ao risco, como investigação, startups e projectos experimentais.

O domínio alphabet.com já existia antes do anúncio de formação da companhia mãe do Google, sendo propriedade de uma empresa da BMW que presta serviços a empresas com frotas de carros da marca alemã. Os germânicos recusaram vender o site e o novo conglomerado optou por abc.xyz para dar nome à página. 

Com esta escolha, as acções da CentralNic, um negócio sedeado em Londres que detém os direitos exclusivos para a administração dos domínios com terminação .xyz, subiram exponencialmente, refere o Financial Times.

Num esclarecimento sobre o site de 26 caracteres citado pela CNBC, um porta-voz da companhia gracejou que se aperceberam que “faltavam algumas letras em abc.xyz”. O valor de compra do domínio não foi revelado. 

Para além do abcdefghijklmnopqrstuvwxyz.com, de acordo com o Whois, o Google é proprietário de 18.095 outros domínios. Se entre eles estão os domínios específicos para cada país (Google.pt, por exemplo), estão também o googl.com e gogle.com de modo a que, caso as pessoas digitem o nome de forma incorrecta, sejam redireccionadas para a página do motor de busca.

Este tem sido um ano movimentado na empresa de Mountain View. Depois de anunciar a reestruturação em Agosto, o Google apresentou em Setembro uma mudança de imagem.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários