Dados de site de infidelidade podem ser revelados por hackers

Ashley Madison confirma ter sido alvo de ataque e que recebeu ameaça a exigir que seja retirado da Internet.

Foto
DR

Os dados de mais de 37,5 milhões de utilizadores do site Ashley Madison, que ajuda à infidelidade e sexo casual, foram alvo de um ataque informático e podem vir a ser revelados, avançou esta segunda-feira o KrebsOnSecurity, o blogue dedicado à segurança criado por Brian Krebs, antigo jornalista do Washington Post. O ataque foi confirmado pelo presidente-executivo da empresa que detém o Ashley Madison.

O responsável da Avid Life Media, Noel Biderman, considerou o sucedido como um “ataque criminoso”, já reivindicado pelo hacker ou grupo de hackers The Impact Team, segundo o The Verge. Em troca da não divulgação dos dados obtidos, que incluem não só informações dos utilizadores do site mas também do próprio Ashley Madison, o ou os autores exigem que a página seja retirada da Internet, bem como o site Established Men, que ajuda à criação de relações extraconjugais.

Caso a Avid Life Media não cumpra a exigência, The Impact Team ameaça revelar “todos os registos dos utilizadores, incluindo perfis com todas as fantasias sexuais secretas e dados de transacções feitas com cartões de crédito, nomes reais e moradas, documentos de funcionários e e-mails” das 37,5 milhões de contas no site de infidelidade. Mais, é exigido que tanto o Ashley Madison, como o Established Men deixem de estar online.

Num longo manifesto, The Impact Team aponta tanto o dedo à Avid Life Media como aos utilizadores de sites como o Ashley Madison. Se por um lado acusa a empresa de enganar os utilizadores ao prometer a discrição total dos seus verdadeiros dados ou o apagar dos dados em troca de uma garantia de 19 dólares, por outro o hacker ou hackers afirmam não estarem a defender esses utilizadores, “traidores” que “não merecem qualquer discrição” sobre as suas informações pessoais.

A Avid Life Media diz que desde o ataque fez todos os esforços para manter o site Ashley Madison seguro e que está a trabalhar com as autoridades para identificar o ou os autores.

Este ataque acontece cerca de dois meses depois de um site semelhante ao Ashley Madison, o Adult FriendFinder ter sido alvo de hackers, que ameaçaram revelar dados de 3,5 milhões de contas. Na altura, os autores exigiram o pagamento de 100 mil dólares mas não foram avançados mais pormenores sobre o caso. Para já, The Impact Team centra as suas exigências em questões morais.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários