O Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades foi atribuído ao japonês Shigeru Miyamoto, um dos nomes mais importantes do mundo dos jogos de vídeo, criador de títulos como Mario Bros., Donkey Kong e The Legend of Zelda para a empresa Nintendo.
Em comunicado, a Fundação Príncipe das Astúrias salienta que Shigeru Miyamoto "fez do jogo de vídeo uma revolução social e conseguiu popularizá-lo entre um grupo de pessoas que não tinha contacto com esse tipo de entretenimento, transformado-o num meio capaz de unir as pessoas sem distinções de género, idade, condição social ou cultural".
Entre as várias distinções que tem recebido ao longo dos últimos anos, destacam-se o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras de França, em 2006, e a escolha pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, em 2008.
Em entrevista ao PÚBLICO, em Junho do ano passado, Shigeru Miyamoto afirmou que é ainda "um jogador ávido e apaixonado", apesar de confessar que lhe falta o tempo: "Não consigo sequer jogar tanto quanto gostaria os jogos em que participo. Trabalhar num jogo e ter de jogar tanto quanto possível esse jogo deixa pouco tempo para jogar fora do trabalho".
Os Prémios Príncipe das Astúrias, de atribuição anual, contemplam as seguintes áreas: Comunicação e Humanidades; Ciências Sociais; Artes; Letras; Investigação Científica e Técnica; Cooperação Internacional; Concórdia; e Desportos. Cada um dos oito galardoados recebe 50 mil euros, uma escultura feita pelo artista catalão Joan Miró e um diploma. A entrega dos prémios é feita no Outono, em Oviedo, num acto presidido pelo príncipe Felipe de Espanha.

Comentários