Consultas de luto online para ajudar a superar morte de entes queridos

Foto

Investigadores das universidades do Minho e de Memphis (EUA) lançaram uma plataforma de consultas online de luto, para ajudar a ultrapassar a dor resultante da perda de um ente querido, foi anunciado nesta terça-feira.

Em comunicado, a Universidade do Minho explica que o tratamento inclui 12 consultas, com duração média de 55 minutos, conduzidas por investigadores da Escola de Psicologia daquela academia, formados em Terapia Construtivista do Luto.

"Pretende-se dinamizar a terapia de luto online em Portugal, aproximando terapeutas e adultos com enormes dificuldades em reconstruir a sua vida após a perda de um ou mais entes queridos, sem custos associados e necessidade de deslocação", explica Daniela Alves, uma das responsáveis pelo projecto.

O projecto envolve ainda Robert Neimeyer, da Universidade de Memphis e tido como "um dos mais conceituados especialistas" na área do luto, conhecido por ter apoiado familiares de vítimas dos atentados terroristas nos Estados Unidos da América.

O programa de intervenção online assenta em pressupostos do Modelo de Reconstrução de Significados, concebido por Robert Neimeyer.

Além disso, intervém junto dos pacientes recorrendo às novas tecnologias de informação.

"Importa salientar o acompanhamento e o envolvimento constantes dos profissionais durante o processo psicoterapêutico como um dos requisitos centrais do projecto, divergindo, assim, de outros programas online, cuja participação do terapeuta é minimal ou inexistente", realça a investigadora.

O comunicado refere que a elaboração da plataforma de apoio psicológico surge no seguimento de vários estudos internacionais apontarem para as mais-valias daquela modalidade terapêutica em diferentes quadros clínicos, como a depressão profunda.

"A perda de um ente querido é uma experiência de grande impacto emocional, que obriga os que ficam a repensar quem são, qual é o significado da sua vida e como é que a pessoa que partiu pode continuar a fazer parte dela, agora de uma forma diferente. Quando o sofrimento os obriga a querer desistir de lutar, a querer viver somente do passado e a desistir do futuro, a procura de ajuda torna-se importante", pode ler-se no site "Consulta de Luto Online".

Ao efectuar um pedido de marcação, os interessados podem fazer uma breve descrição da sua história de perda e das principais dificuldades sentidas durante o processo de luto.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projecto conta com a parceria do Instituto Português de Oncologia, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Sociedade Portuguesa de Estudo e Intervenção no Luto.

 

Sugerir correcção
Comentar