Conspire, a rede que veio para concorrer com o LinkedIn

Rede de contactos profissionais propõe os caminhos mais fortes para chegar às pessoas e empresas que pretendemos.

Foto
Miguel Madeira

Há onze anos que o LinkedIn lidera as redes online destinadas a contactos profissionais, com cerca de 300 milhões de utilizadores a disponibilizar os seus currículos e interesses nas várias áreas de trabalho. Mas a forma como se processam estes contactos e ligações pode ser feita de outra forma e mais eficaz. Quem o diz é a startup norte-americana Conspire, que quer marcar presença com uma nova abordagem sobre como podemos conhecer pessoas online.

“A Conspire diz-lhe exactamente como conseguir a melhor apresentação junto de quem quer conhecer – um cliente, um empregador ou um investidor”. É desta forma que a startup com sede em Boulder, no Colorado, se apresenta no seu site.

O método para que se estabeleçam relações melhores e mais produtivas através da Conspire passa pela análise de dados do email. Através desta análise, o serviço estabelece a diferença, por exemplo, entre os contactos mantidos por um utilizador com um colega de trabalho e alguém com quem teve apenas uma breve interacção. Com este processo, a Conspire afirma que consegue estabelecer o “caminho mais forte para conexões” na rede entre o utilizador e a pessoa ou empresa que este quer conhecer.

“Queremos perceber quem conhece quem, mas também o quanto são fortes essas ligações”, explica Alex Devkar, um dos co-fundadores e presidente executivo da startup, em declarações ao site TechCrunch. Devkar indica que analisando dados de email é possível ver a “durabilidade e a frequência de uma interacção”. O criador da Conspire observa que, em média, uma pessoa pode ter até 35 mil contactos a entrar na sua conta de email, mas apenas entre 1500 e 2000 tiveram de facto uma interacção ou obtiveram uma reacção do utilizador.

A Conspire, que funciona actualmente de forma gratuita, garante que durante todo o processo é assegurada a privacidade dos utilizadores e que em momento algum é alterado o email ou há acesso ao conteúdo dos emails trocados.

Sem que seja enviado algum convite para estabelecer contacto com a pessoa ou empresa que se pretende conhecer, são indicados ao utilizador caminhos que têm mais probabilidades e são confiáveis para chegar ao contacto com o alvo. A Conspire garante que o máximo de pessoas ou empresas entre o utilizador e o seu objectivo é de dois perfis. A rede tem actualmente mais de 13 milhões de registos.

Sugerir correcção
Comentar