Se as redes sociais em que está envolvido lhe tiram sono e o obrigam a estar constantemente online, talvez também esteja na altura de tirar umas férias da sua vida digital. Saiba como.
Três das redes sociais mais populares do momento oferecem a possibilidade de os utilizadores erradicarem ou simplesmente hibernarem as suas contas. Os utilizadores do Facebook e do Twitter podem suspender temporariamente ou desactivar as suas contas e os utilizadores do Google+ podem esconder, fazer downgrade ou apagar as suas contas. Vamos à prática, com a ajuda do “LA Times”, que explica como fazer tudo isto para ter umas férias verdadeiramente descansadas.
Facebook
É a mais popular rede social do mundo, com mais de 750 milhões de utilizadores.
Fazer uma pausa
É uma boa solução temporária. O “LA Times” recomenda que comece por apagar a aplicação do Facebook no seu smartphone e que desactive as notificações que recebe por e-mail. Paralelamente, no seu perfil vá a “Definições de Conta”. Do lado esquerdo carregue em “Notificações”. Se carregar em “Editar” e tirar os vistos de todas as notificações possíveis (Fotos, Grupos, Eventos...) passará certamente a ter um manejo mais relaxado do Facebook. Mas não se iluda, as coisas vão continuar a acontecer. Se acha que o stress de saber que estão a acontecer coisas das quais não dá conta [nomeadamente se é ou não identificado em fotografias] é superior ao stress de ter de lidar com elas, esta não é a solução para si.
Desactivar
Se não tem a certeza que quer sair definitivamente do Facebook, é possível simplesmente desactivar a conta. Irá desaparecer do Facebook imediatamente. As pessoas deixarão de o poder encontrar na rede social, mas esta irá conservar todos seus posts, mensagens e fotos, para o caso de ter um rebate de consciência. Como fazer isto? Ir a “Definições de Conta” e carregar, do lado esquerdo do ecrã, em “Segurança”. A última opção nesta página é precisamente o link “Desactiva a tua conta”. Para reactivar a conta basta fazer novamente o log in com o anterior endereço de e-mail e a mesma password.
Apagar
Se quer mesmo uma solução definitiva, nesse caso terá de apagar permanentemente a sua conta. Como fazê-lo? Vá a “Conta”, carregue em “Centro de Ajuda” e escreva “Como posso desactivar permanentemente a minha conta?”. Chegará a um texto que lhe explica aquilo que lhe dissemos em cima para a desactivação, findo o qual o Facebook lhe diz: “Se achas que não vais voltar a utilizar o Facebook e pretendes que a tua conta seja eliminada, lembra-te de que não poderás reactivar a conta nem recuperar nenhum dos conteúdos ou informações que adicionaste. Se pretendes que a tua conta seja eliminada permanentemente, sem qualquer opção de recuperação, inicia sessão na tua conta e, em seguida, envia o teu pedido aqui”. É precisamente neste “aqui” que terá de carregar para dar continuidade ao seu pedido. Chegará a uma mensagem pedindo-lhe que verifique se quer mesmo apagar a conta e pedindo-lhe que escreva a sua password para efeitos de segurança. Durante 14 dias, a conta não será realmente eliminada. Durante esse tempo, o Facebook enviar-lhe-á um e-mail perguntando-lhe, mais uma vez, se quer mesmo eliminar a conta. Um “sim” final livrá-lo-á de tudo. Após estes 14 dias, todas as suas informações pessoas serão permanentemente apagadas do Facebook. Mas, mais uma vez, isto não o livra daquilo que irá continuar a ser posto online (incluindo, provavelmente, fotografias suas) na sua ausência.
Se, antes de apagar definitivamente o seu perfil, quiser guardar uma cópia de tudo o que andou a fazer nessa rede, pode simplesmente ir a “Definições de Conta” e carregue em “Transfere uma cópia dos teus dados do Facebook”.
Twitter
O Twitter é a segunda rede social mais popular do mundo, contando com cerca de 400 milhões de utilizadores, que enviam cerca de 200 milhões de tweets por dia. Aqui ficam duas maneiras de sair desta rede.
Fazer uma pausa
Comece por apagar a aplicação do seu smartphone e desligue as notificações por e-mail. Depois vá à sua conta de Twitter e carregue em “Settings” (canto superior direito) e clique em “Notifications”. Tire os vistos das “Messages”, “Activity” e “Updates” e começará a ter uma vida mais descansada.
Desactivar
A opção alternativa à pausa é remover permanentemente o seu perfil e a sua informação do Twitter. Note que este processo demora cerca de 30 dias. Passado este tempo, não há maneira de restaurar a sua conta. Como fazê-lo? Carregar em “Settings” na sua conta e depois em “Deactivate my account”, no fundo dessa página. Escreva a sua password e confirme que quer mesmo sair.
Google +
Ainda só se tem acesso através de convite, mas esta nova rede social do Google já está a ser experimentada por 25 milhões de pessoas em todo o mundo. Se já experimentou e percebeu que quer sair, há três opções:
Esconder-se
É possível esconder tudo - menos o seu nome e a sua fotografia - dos olhares dos restantes membros sem ter de apagar a sua conta ou perder acesso às suas coisas. Mas lembre-se que as coisas que partilhou no passado com outras pessoas continuarão a ficar disponíveis para elas. Como fazer? Vá à sua página de perfil. Clique no botão "Edit Profile" (no topo, do lado direito) e vá ajustando os settings para “only you”.
Fazer downgrade
Se optar por fazer downgrade da sua conta Google+ continuará a ter acesso ao Gmail e a outros produtos Google, mas os seus posts, círculos e outro tipo de conteúdos irão desaparecer imediatamente. Como fazer isso? Ir ao menu "Settings" e carregar em "Account Overview”. Em “Services" encontrará a opção "Delete profile and remove associated social features”.
Fechar a conta
É a solução mais radical. Não só perderá acesso ao Google+ como a todos os produtos relacionados, incluindo o Gmail. Como fazê-lo: Ir ao menu "Settings" e carregar em "Account Overview”. Em “Services" encontrará a opção "Close account and delete all services and information associated with it."
Antes de tomar esta medida radical, poderá querer guardar os seus posts, contactos, informações de perfil, fotos... Para tal pode aceder primeiro a http://www.google.com/takeout/. Não inclui Gmail. As instruções para guardar os seus dados do Gmail podem ser encontradas aqui: http://dataliberation.blogspot.com/2009/09/liberate-your-gmail-with-imap-and.html.

Comentários