Cinco startups vão representar Portugal num encontro internacional

Foto
A crise representa um risco de aumento do uso ilegal de software, diz o estudo Sérgio Azenha/arquivo

Cinco startups, desenvolvidas em Portugal e seleccionadas pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), vão representar o país em Bratislava, na Eslováquia, num encontro internacional entre criadores e investidores que se realiza entre 12 e 16 de Outubro.

Apesar de inicialmente estarem previstas apenas quatro vagas, o presidente desta associação empresarial, João Rafael Koehler, citado num comunicado enviado neste sábado, afirma que foi com "orgulho" que assistiu à criação de uma vaga extra por parte da organização do TechMatch Global, na qual concorrem 60 startups de todo o mundo por um prémio de 300 mil dólares.

"Não temos dúvidas de que muitas outras teriam potencial para estar neste programa, mas estamos plenamente confiantes nesta selecção", garante o presidente da ANJE, acrescentando que as empresas nacionais vão "ombrear" com os demais empreendedores e "fazer sucesso entre os investidores".

Depois de seis edições realizadas nos Estados Unidos, o Tech Match Global é organizado pela primeira vez na Europa e nele vão estar presentes 20 investidores, cinco multinacionais e cinco financiadores de capital de risco.

Os participantes vão ter a oportunidade de apresentar os seus projectos a empresas como a Adobe, a Google, a Honda ou a Sony, entre muitas outras.

As cinco startups seleccionadas, dentro das 15 que foram propostas pela ANJE a um painel de experts de Silicon Valley, são a Glexyz, Lapa, Movvo, Stuk.io e a Wiseconnect.

Os projectos escolhidos para representar Portugal destacam-se pela "incorporação de soluções tecnológicas em diferentes áreas, sendo a "disrupção" um ponto comum entre os empreendedores", explica a ANJE.

A Glezyz é uma plataforma virtual integrada que permite testar e optimizar produtos de forma rápida, a Lapa destina-se a produtos e serviços de proximidade com base em tecnologia bluetooth, enquanto a Movvo aposta na incorporação de tecnologia no universo do retalho, tendo já trabalhado com a cadeia de hipermercados Continente e com o festival NOS Primavera Sound.

A Stuk.io apresenta uma biblioteca de formação para software developers que converte informação pré-existente em cursos online e, por fim, a Wiseconnect diferencia-se pela incorporação de tecnologia no sector primário, dispondo de um interface de ferramentas eco-friendly para produtores agrícolas

"Este nível qualitativo é fruto do ecossistema que constituímos e que beneficia da acção cada vez mais concertada de agentes como universidades, centros de transferência de conhecimento, incubadoras, entre outros players de apoio à iniciativa empresarial", destaca João Rafael Koehler.

Durante cinco jornadas, as 60 melhores tecnológicas participam num programa que envolve sessões com especialistas provenientes de Silicon Valley, uma mostra de tecnologia, encontros "b2b" e ainda um demo day com interação directa com representantes corporativos.

Sugerir correcção
Comentar