Cider, o sistema operativo que compatibiliza Android e iOS

Foto
Steve Lovelace

Sistema Android ou iOS? E se os dois sistemas operativos passassem a co-existir no mesmo smartphone ou tablet? Seis investigadores do Departamento de Ciência de Computação da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, dizem que é possível com o Cider, um sistema operativo de compatibilidade que permite correr aplicações criadas para diferentes ecossistemas móveis.

Através do Cider, os investigadores conseguiram misturar e compatibilizar aplicações para Android, do Google, e iOS, sistema operativo do iPad e iPhone, que descarregaram para smartphones e tablets.

O sistema operativo, que não deverá ser comercializado e existe apenas em protótipo, foi criado para tentar encontrar soluções para as limitações que os utilizadores enfrentam quando estão sujeitos a um sistema ou outro. É o caso, por exemplo, de quando se tenta aceder num Android ao iTunes (Apple) e correr aplicações descarregadas com programas que precisem de Flash, não compatível com o iPad ou iPhone.

No relatório académico que a equipa de investigadores publicou é explicado que a co-existência dos dois sistemas é possível através de “uma combinação nova de técnicas de compatibilidade binária que inclui dois novos mecanismos: adaptação de um código em tempo de compilação e funções diplomáticas”.

Simplificando, o Cider consegue copiar as bibliotecas e frameworks de que precisa e convencer o código da aplicação que está a correr no kernel XNU da Apple e não no kernel Linux (Android).

Um vídeo criado pelos investigadores mostra tanto aplicações Android e iOS a correrem num tablet Nexus 7. 

Sugerir correcção
Comentar