Ciberataque rouba mais de 100 bancos de 30 países

Os hackers concentraram-se, sobretudo, em bancos da Rússia, mas milhões de dólares foram também retirados de bancos do Japão, da Holanda, da Suíça e dos Estados Unidos.

Foto
O dinheiro era levantado em pequenas quantias para afastar qualquer suspeita Nuno Ferreira Santos

Um ataque informático atingiu mais de 100 bancos em 30 países, roubando centenas de milhões de dólares, noticiou hoje a edição digital do jornal The New York Times, que cita um relatório de uma empresa de segurança informática.

Segundo a notícia, o ataque envolveu software maligno, que permitiu aos piratas informáticos terem acesso, durante muito tempo, aos sistemas bancários.

Os hackers concentraram-se, sobretudo, em bancos da Rússia, mas milhões de dólares foram também retirados de bancos do Japão, da Holanda, da Suíça e dos Estados Unidos, de acordo com um relatório da empresa russa Kaspersky Lab.

O documento, citado pelo The New York Times, refere que pelo menos 300 milhões de dólares (263 milhões de euros) foram roubados de clientes, mas admite que o montante possa ser o triplo.

A rede de piratas informáticos, que inclui russos e chineses, conseguia forçar as máquinas multibanco a darem dinheiro a horas específicas e em locais onde podia recolhê-lo ou transferi-lo para contas bancárias em várias partes do mundo, em pequenas quantias para afastar qualquer suspeita.

O jornal nova-iorquino adianta que a Kaspersky Lab não indica os nomes dos bancos afectados por causa de acordos de confidencialidade de informação.

Sugerir correcção
Comentar